Premiação Regional da Olimpíada de Matemática será na SBPC

A cerimônia regional de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) será na UFMS durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). No dia 27 de julho, a partir das 9h no Teatro Glauce Rocha, os premiados celebrarão o “Dia da Família na Ciência” da SBPC, cuja programação é voltada à comunidade e objetiva mostrar que a ciência faz parte do dia a dia das pessoas.

Ao todo 132 alunos receberão medalhas sendo 13 de ouro, 35 de prata e 84 de bronze. Serão premiados também 20 professores, 30 escolas e duas secretarias de ensino. A Cerimônia Regional da OBMEP está em sua 15ª edição e faz parte de um projeto de extensão desenvolvido na UFMS, por meio do qual é realizada também a logística para as provas de primeira e segunda fases da Olimpíada.

Segundo o coordenador do projeto e da OBMEP em MS, professor Bruno Dias do Instituto de Matemática (INMA), Mato Grosso do Sul é um dos estados com maior percentual de participantes no Brasil. “No ano passado e neste ano obtivemos a participação de alunos de todos os municípios e para isso foi imprescindível o envolvimento e parceria das secretarias municipais e da secretaria estadual de educação. Ao contrário do que muitos podem pensar, a OBMEP não é apenas uma prova, além de incentivar os estudos e o desenvolvimento do estudante, traz ainda grandes benefícios aos medalhistas como participação em projetos de Iniciação Científica Junior com bolsas, bolsas de estudo na graduação e ainda a possibilidade de ingressar em uma universidade por um processo seletivo específico para medalhistas, como a Unicamp e a FGV do Rio de Janeiro já vêm desenvolvendo”, aponta.

Outras ações relacionadas à OBMEP são desenvolvidas também na UFMS como o projeto de Iniciação Científica Junior da Olimpíada, coordenado pela docente Karina Miranda D’Ippólito Leite; e programas e eventos de incentivo à participação dos estudantes, realizados com as secretarias municipais e estadual de educação, coordenados pelas docentes Flavia Zechineli Fernandes e Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli.

Texto: Ariane Comineti – Foto: Arquivo – premiação em junho de 2018