O maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul, Integra UFMS 2020 foi encerrado na manhã de hoje, 10, com a premiação dos trabalhos. A cerimônia virtual foi transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.
Em razão da pandemia da Covid-19, a quarta edição do evento foi realizada totalmente on-line, com uma programação de lives científicas e culturais e apresentação dos trabalhos por meio de vídeos.
Ao todo 1114 projetos técnicos, científicos, culturais, artísticos e de inovação, foram apresentados por estudantes de graduação e pós-graduação de todos os câmpus. A avaliação dos trabalhos foi realizada por 726 colaboradores de todo o Brasil, entre professores do ensino superior, técnicos administrativos e profissionais de instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa, estudantes de pós-graduação e egressos com experiência extensionista. Os avaliadores utilizaram o Sistema de Avaliação de Feiras e Eventos Científicos (Safec), desenvolvido pelo professor Amaury de Castro Junior, em colaboração atual com o estudante da Faculdade de Computação (Facom), Mario de Araújo Carvalho.
A coordenadora geral do evento, Luciana Montera Cheung apresentou alguns dos resultados contabilizados até o momento. O site do Integra UFMS 2020 recebeu mais de 20 mil acessos entre os dias 5 e 8 de outubro. As participações nas lives somaram quase 5 mil pessoas, contando somente as que assinaram as listas de presença. O canal da TV UFMS por onde as lives foram transmitidas alcançou também entre 5 e 8 de outubro, mais de 100 mil visualizações. “Foi um alcance muito expressivo e obtivemos uma avaliação bastante positiva dos participantes das lives que assinaram as listas. Eles foram convidados a preencher um questionário e os resultados foram disponibilizados também no site do Integra”, disse.
A professora agradeceu ainda a todas as equipes que se dedicaram muito para que o evento fosse realizado. “Agradeço aos estudantes, professores e técnicos administrativos das pró-reitorias e agências, da Proece, Prograd, Propp, Aginova, Agecom, Agetic, entre outras; agradeço aos colaboradores que participaram do enquadramento dos trabalhos; aos desenvolvedores do Safec; aos avaliadores daqui e de todo o país que colaboraram com o evento; aos participantes do projeto Repórter Junior, que participaram da cobertura dos projetos; e aos estudantes e orientadores que enfrentaram esse novo desafio em 2020, a produção dos vídeos de apresentação. Quem acompanhou e prestigiou a apresentação dos trabalhos pôde ver quão diversa foi a produção e quanto empenho colocaram nessa tarefa, além da qualidade dos projetos”.
O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância da ciência para o desenvolvimento. “Sem a ciência não haverá solução para os grandes desafios da nossa sociedade. Os projetos apresentados e discussões realizadas mostraram a importância da UFMS para o estado, país e para o mundo. Foi um evento com lives inovadoras, polêmicas, fico feliz de a comissão científica e a comissão organizadora não terem censurado nenhum projeto e nenhum tema de debate estratégico para o desenvolvimento. Novamente, a Universidade se destacou pela liberdade de expressão, que é um ato constitucional e de responsabilidade dos nossos gestores. É uma alegria muito grande terminar esse ciclo de gestão com uma realização como esta, o Integra conectado com a Fetec MS e Integra EaD, que nos permitem valorizar cada vez mais a educação e a ciência, nossos jovens que são o futuro de MS e do Brasil. Parabéns a todos os estudantes que participaram desse evento e a todos os professores que incentivam no dia a dia a valorização da ética, da ciência, do estudo, do comprometimento com a sociedade brasileira”, afirmou.
Premiação
O Integra UFMS 2020 reuniu o resultado das atividades ligadas a Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas da Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Educação Tutorial (PET), Extensão Universitária (Enex) e Empresas Juniores da UFMS e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS).
Os trabalhos foram distribuídos por áreas de conhecimento e os mais bem avaliados em cada área foram premiados. Receberam premiação ainda trabalhos selecionados pela Aginova, Proece, Prograd e Propp e os que obtiveram mais visualizações em seus vídeos.
Aginova
“É uma satisfação ver as empresas juniores da UFMS participando do evento com trabalhos desenvolvidos por meio do edital para projetos que visam a inovações que atendam a questões da própria Universidade. O trabalho é muito relevante e vem atender a uma demanda que está prevista no nosso plano de logística sustentável”, destacou o diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira.
Proece
Trabalho: III EIGEDIN – Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação
“O trabalho nos chamou a atenção por conta do impacto causado na região. Vemos uma movimentação grande e de diversos setores em prol da melhoria da qualidade de vida da população, da melhoria dos negócios, capitaneados pela UFMS. Além do impacto social, o evento promove também o conhecimento aprofundado do tema”, disse o pró-reitor Marcelo Fernandes Pereira.
Trabalho: Projeto Itamarati- 3 anos de tratamento restaurador atraumático associado à promoção de saúde
“O projeto teve um engajamento enorme e nos dá muito orgulho porque os pesquisadores partiram de uma nova técnica de restauração dentária que pudesse ser aplicada no campo, com poucos recursos. É um excelente trabalho de extensão, assim como muitos outros desenvolvidos na UFMS. Parabenizo a todos os participantes”, apontou o pró-reitor da Proece.
Prograd
Trabalho: ELAS Programando com o App Inventor
“Além de ser o melhor avaliado no Safec, o projeto reuniu características importantes como o envolvimento de estudantes de diversos cursos, mesmo que dentro da mesma Faculdade, e o que é mais interessante, são estudantes que além de calouras, são meninas que também representaram uma área de conhecimento que culturalmente é predominada por meninos. Um outro fator importante foi sua relevante contribuição perante as dificuldades referentes ao período do ensino remoto de emergência”, explicou o secretário especial de Educação a Distância Hércules Sandim, representando o pró-reitor Ruy Correa Filho.
Propp
“É uma satisfação muito grande participar desse momento de congratulação aos premiados pelos melhores trabalhos. Vimos projetos de muita qualidade o que nos deixa felizes o comprometimento dos estudantes e professores com suas pesquisas e com o Integra. Parabenizo aos autores deste trabalho, o escolhemos dentre os mais bem avaliados no Safec e com maiores notas no quesito criatividade”, informou o pró-reitor Nalvo Franco de Almeida Junior.
Categoria trabalhos mais bem avaliados por área de conhecimento:
Ciências Sociais Aplicadas
Ciências Humanas
Trabalho: A consciência do mundo da arte: o ativismo bem-humorado das guerrilla girls
Trabalho: Trabalhadoras rurais: as mulheres de Mato Grosso do Sul
Ciências Biológicas
Trabalho: Asteraceae da Estrada Parque do Pantanal de Mato Grosso do Sul
Ciências Exatas e da Terra
Trabalho: Hipótese de Riemann: o problema de 1 milhão de dólares
Ciências Agrárias
Ciências da Saúde
Engenharias
Trabalho: Monitoramento da qualidade da água em bacias hidrográficas urbanas
Linguística Letras e Artes
Trabalho: PCIU – Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS: aprendizagem musical atráves do canto coral
Multidisciplinar
Trabalho: Universidade necessária
Categoria vídeos mais visualizados:
Ciências da Saúde
Trabalho: A ressignificação metodológica do PET/Saúde-EIP na pandemia
Trabalho: Projeto terapeutico singular e inteprofissionalidade: aprendizados práticos no PET-Saúde
Ciências Humanas
Trabalho: Projeto no cinema: diferentes olhares para as crianças e sua/s infância/s
Multidisciplinar
Trabalho: Clube de leitura – porque ler nunca é demais
Texto: Ariane Comineti