Premiação celebra trabalhos que se destacaram no Integra UFMS 2024

Os trabalhos que se destacaram no Integra UFMS 2024 foram reconhecidos em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, 1º. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS. No total, foram premiados 11 trabalhos, que se destacaram em cada área do conhecimento, além de apresentações de destaque ligadas às pró-reitorias de Graduação (Prograd), Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) e Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

As apresentações foram avaliados a partir de critérios como postura e desenvoltura durante a apresentação, qualidade técnica e acadêmica, domínio do tema, criatividade e qualidade dos materiais produzidos, impacto social e na formação técnica, acadêmica e social dos estudantes. Cada participante recebeu de 2 a 4 avaliações.

Em 2024, mais de 1,8 mil trabalhos foram apresentados no Integra UFMS, o maior número de trabalhos aprovados desde a primeira edição do evento. A programação científica também teve recorde de atividades, com 47 palestras, oficinas e minicursos, além de 46 visitas técnicas aos laboratórios e espaços de ensino e pesquisa da UFMS.

O Integra UFMS também agregou as atividades da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), que este ano teve a participação de mais de 1,3 mil alunos do ensino fundamental e médio, com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect-MS), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e do Sebrae-MS.

A reitora Camila Ítavo destacou o crescimento contínuo do Integra, que reúne as diversas ações de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade produzidas no ambiente universitário. “A cada ano, o nosso Integra tem ficado maior, melhor, com mais qualidade, com mais conectividade. Esse ano contou com a inovação do Mercado Escola, trazendo a parte cultural, economia criativa, agricultura familiar, integrando estudantes, professores, técnicos e também as famílias e a sociedade, à Universidade. É o nosso grande orgulho”, avaliou.

“Preciso agradecer o sim de cada estudante, de cada professor e professora, de cada técnico e técnica, que toparam fazer os projetos. Nós não teríamos o Integra se não tivéssemos as mentes brilhantes, as pessoas executando o que há de mais rico. A diferença da Universidade pública é essa, nós apresentamos no Integra aquilo que não está dentro do projeto pedagógico do curso, para além das aulas a gente faz tudo isso, é muita coisa”, enfatizou a reitora.

O vice-reitor Albert Schiaveto parabenizou a integração de toda a comunidade universitária por meio do evento. “É uma coisa fantástica para a UFMS, para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil. Todos que participam têm falado como é importante para o nosso Estado e para o nosso país essa integração entre projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, envolvendo uma integração também com Proece, Prograd, Propp, a Agência de Comunicação Social e Científica, a Agência de Internacionalização e de Inovação e a Agência de Educação Digital e a Distância. São tantas mãos que têm trabalhado para que esse evento, Fetec e Integra, seja um sucesso”.

Para a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, o Integra UFMS permite a celebração e popularização da ciência produzida na UFMS. “É com muita honra que assumo o cargo de pró-reitora e que estou aqui falando em nome do professor Marcelo Fernandes, que participou de todo o processo desde o primeiro Integra, em 2017, com essa equipe maravilhosa da Proece. […] Nós passamos de mais de 1,8 mil trabalhos apresentados, fora os 346 projetos da Fetec. Também gostaria de deixar um agradecimento ao Ivo Leite, aos meninos e a equipe da Diretoria de Popularização da Ciência, que fez o Vem Pra UFMS ao contrário, onde nós trouxemos escolas para presenciaram essa grande festa e como é prazeroso e importante fazer ciência”, celebrou. “Parabéns! Hoje é a coroação e a finalização desse grande processo e eu queria agradecer a todos por fazer parte disso”, concluiu.

“[Quero] ressaltar a importância do Integra para a nossa Instituição, […] em especial falando da Pró-Reitoria de Graduação, das nossas ações de ensino, que mais do que a formação acadêmica, também fortalecem a formação cidadã dos nossos jovens, principalmente promovendo o engajamento dos nossos jovens nas ações de ensino, pesquisa e extensão, e o fortalecimento dos nossos cursos consequentemente”, pontuou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

“É o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, é um evento super importante para os nossos alunos, para os nossos técnicos, nossos docentes. E, em nome da professora Liana, deixo um agradecimento a todos aqueles que trabalharam […], a todos as pessoas que contribuíram”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabrício de Oliveira Frazilio.

A coordenadora do Integra UFMS, Liana Duenha Dessandre Garanhani, destacou o trabalho coletivo que permite a construção do maior evento científico do Estado. “Agradeço a quem está nos assistindo na TV UFMS e agradeço também aos colegas que estão junto com a gente para poder conduzir e participar dessa cerimônia bonita, que é onde a gente consolida e finaliza esse evento que foi enorme, que tem sido maior a cada ano e que é um carinho de todos nós da UFMS”, afirmou. “Esse momento cheio de alunos, de professores e de pessoas da comunidade vendo toda a produção da UFMS é um momento muito bonito tanto para quem apresenta, quanto para quem está assistindo”.

A edição deste ano contou com o trabalho de mais de mil avaliadores, responsáveis por analisar e qualificar os trabalhos em apresentação. Na cerimônia, a menção honrosa de avaliador destaque foi dada ao estudante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação do Instituto de Biociências (Inbio), Eduardo Cerqueira e Silva, que contribuiu com a avaliação de 185 trabalhos. “A UFMS me proporcionou muita coisa e vem me proporcionado muito e eu acho que isso é só um pouquinho do que eu posso dar de volta de tudo o que eu recebi”, falou o avaliador. A cerimônia também selecionou, como colaborador destaque, o estudante Artur Tsuguio Ajul Matida do Instituto de Matemática, que atuou como monitor voluntário.

 

Veja a seguir os premiados por área do conhecimento:

Ciências Exatas e da Terra
Primeiros passos em informática
Vitor Vieira da Silva, Gedson Faria, Giovanna da Silva Sousa e Priscila Silva Martins (Câmpus de Coxim)

Ciências Biológicas
Construção de um histodominó do sistema nervoso para gamificação do ensino superior
Guilherme da Silva Vilalba, Jhulia Pereira Goveia, Eduardo Zacarias Ramos, Mayara dos Santos Teixeira e Ludimila Canuto Faccioni (Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina, Instituto Integrado de Saúde e Instituto de Biociências)

Engenharias
Integração energética em biorrefiarias de cana-de-açúcar
Vinicius Pasian Barbosa, Getúlio Willms Passos, Fernando Lemos, Kátia Gualberto Corrêa, Maria Eduarda da Silva Grilo Ferreira, Patrícia Cristina de Araujo Puglia de Carvalho, Rebeca Yndira Cabrera Padilla, Celso Murilo dos Santos, Danieli Cristine Anversa e Janaína dos Santos Ferreira (Instituto de Química)

Ciências da Saúde
A paródia musical como instrumento para a estimulação da memória e da linguagem de pessoas idosas
Isadora Guilherme Dourado, Giovanna Salvatori Rosa, Isabela Lemos de Oliveira Sineiro Schmidt, Isabeli Cardoso Potrich, Isadora Franco da Silva, Wemer Souza Rodrigues Junior, Wiviany Coelho de Menezes, Bruna Moretti Luchesi e Rosimeire Aparecida Manoel Seixas (Faculdade de Medicina e Câmpus de Três Lagoas)

Ciências Agrárias
Do lixo ao conforto pet
Bruna Cristina Ferreira Costa, Arthur Gonçalves Martins, Ana Francisca Gatto Cassiano, Livia Zani Rossi, Raphael Antonio de Oliveira Silva, Cíntia Carvalho, Amanda Souza Cardoso, Milena Alves da Silva, Rodrigo Littineri de Atayde Silva, Jocely Gomes de Souza (Câmpus de Paranaíba)

Ciências Sociais Aplicadas
Análise de conteúdo do jornal O Iniciador
Eduardo de Oliveira Boiago, Marcelo Câncio Vicente Soares e Mario Luiz Fernandes (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

Ciências Humanas
Deu nó na língua: literatura divertida para adivinhar, rir, brincar
Isadora Lima Hock, Alessandra Roberta Tezza Rodrigues, Ana Paula Nogueira Arcanjo e Mirian Lange Noal (Faculdade de Educação e Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

Linguística, Letras e Artes
Maquinações vocais de Elis Regina
João Pedro Martins Ortale e Gustavo Rodrigues Penha (Faculdade de Artes, Letras e Comunicação)

 

Já os destaques das pró-reitorias foram:

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte
Amar para sobreviver
Andressa Bicalho Marques, Beatriz Fortuna Sabotto, Giulia Deziró Aranão, Maicon José Oliveira Silva, Matheus Furtado de Souza Popp, Anna Julia Kauane Gusmão, João Henrique Barres Teixeira de Resende e Priscila Balderrama (Câmpus de Três Lagoas)

Pró-Reitoria de Graduação
Extensão universitária na Feira Agropecuária Tecnoagro 2024
Marco Fernandes Araújo Lima, Meire Aparecida Silvestrini Cordeiro, Evelyn Rodrigues de Lacerda e Fernanda Ganassim (Câmpus de Chapadão do Sul)

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Caracterização da população de gotas geradas por bicos de pulverização centrífugos de aeronaves remotamente pilotadas
Thiago Ferreira Malta e Fábio Henrique Rojo Baio (Câmpus de Chapadão do Sul)

 

Texto: Alíria Aristides e Thalia Zortéa

Fotos: Rúbia Pedra