Primeira remessa do Passe do Estudante estará disponível a partir desta quarta-feira (2)

A partir desta quarta-feira, 2, os cartões da primeira remessa do Passe do Estudante estarão disponíveis para retirada na Secretaria de Assistência Estudantil (Seae), na Cidade Universitária. Os cartões são referentes aos cadastros encaminhados entre os dias 13 de dezembro de 2021 e 13 de janeiro deste ano.  

O benefício é oferecido pelo município de Campo Grande e contempla uma passagem diária de ida e volta para os acadêmicos. Para ter acesso ao Passe, os estudantes devem estar devidamente matriculados na UFMS e comprovar residência a uma distância mínima de 2 km da Cidade Universitária. O cadastramento é voltado a quem solicita o benefício pela primeira vez ou precisa da 2ª via do cartão. Já o recadastramento, é destinado à atualização de dados de quem é beneficiário. 

A orientação é de que o acadêmico entre no portal Passe Capital e preencha o formulário. O assistente em administração da Secretaria de Assistência Estudantil, Anderson Sokem, explica que os novos acadêmicos cadastrados também precisam pagar uma taxa de serviço.

“[No site do Município], o estudante vai colocar o CPF, uma foto e terá que pagar uma guia. Muitos acadêmicos acham que terá um boleto para imprimir, mas não é assim. Na verdade, ele pode comparecer a qualquer terminal de ônibus, PegFácil ou à unidade da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), informar sobre o passe e pagar o equivalente a três passagens. Com o comprovante do pagamento, o acadêmico consegue dar prosseguimento e gerar o protocolo”, detalha. 

Com o documento em mãos, o estudante deve enviá-lo pelo Sistema de Seleção. A secretaria reforça que a submissão é feita somente pela página e que não será aceita a apresentação via e-mail ou de forma presencial. Os interessados devem ficar atentos: não serão permitidos protocolos de anos anteriores e o documento deve estar datado e assinado no campo específico destinado ao acadêmico. Não é necessário comparecer presencialmente para requerer a assinatura no campo referente à Universidade. 

O assistente em administração reforça que ainda há tempo para que os estudantes peçam o benefício. “No primeiro semestre, são cinco remessas. A primeira e a segunda acabaram, enquanto a terceira já começou e segue até o dia 10 de fevereiro. Em seguida, ainda temos a quarta e a quinta remessa, que termina no dia 10 de março. Então, o acadêmico tem somente até esta data para solicitar o passe”, explica. 

O prazo para cadastramento e recadastramento do Passe do Estudante continua aberto até o dia 10 de março. Os passes da segunda remessa, encaminhados entre os dias 17 e 27 de janeiro, estarão disponíveis para retirada a partir do dia 15 de fevereiro. 

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis elaborou um material informativo com o passo a passo para cadastro e recadastro. No documento há orientações detalhadas sobre os procedimentos necessários. Caso as dúvidas persistam, os estudantes ainda podem procurar a Seae, no corredor central, ou entrar em contato pelo número (67) 3345-7277 ou pelo e-mail seae.proaes@ufms.br. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Texto: Mylena Rocha