Práticas de aprimoramento de gestão da UFMS são premiadas em concurso do Ministério da Educação

A UFMS foi premiada por duas iniciativas no 1º Concurso de Boas Práticas do Ministério da Educação (MEC), que visa a estimular, reconhecer e premiar atividades desempenhadas pelos órgãos e pelas entidades, que promovem o aprimoramento da governança e da integridade. O resultado foi divulgado na última terça-feira, 24, e a premiação será realizada no dia 28 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A prática O tratamento de conflitos através das múltiplas portas ficou em 1º lugar na categoria Aprimoramento da atividade correcional e de aplicação da Lei Anticorrupção e a prática Ouvidoria Integrada para uma atuação participativa, inclusiva e acolhedora ficou com o 2º lugar na categoria Aprimoramento das atividades de Ouvidoria. Além das duas práticas vencedoras, a iniciativa Ferramenta de gestão de projetos da Auditoria Interna Governamental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também chegou à reta final do concurso e conquistou o 4º lugar na categoria Aprimoramento das atividades de auditoria interna.

Para a premiação, as práticas foram avaliadas por uma comissão técnica com reuniões e visitas in loco, para levantamento e certificação das informações apresentadas. Após a avaliação da comissão técnica, as iniciativas foram submetidas ao julgamento para proclamação do resultado.

O corregedor Kleber Watanabe afirma que o concurso foi uma excelente oportunidade para o compartilhamento de experiências positivas na promoção da governança e da integridade, estimulando a adoção dessas práticas nas diversas instituições de ensino. “Também para conhecer o que as outras universidades e institutos vêm desenvolvendo em inovação nesse tema, os modelos que podemos adotar como benchmarking (ponto de referência) na UFMS”, apontou.

Para Kleber, a conquista é um indicativo de que a Universidade está no caminho certo. A partir do reconhecimento, a comunidade universitária pode perceber o empenho da equipe da Corregedoria e da Câmara de Mediação em manter um trabalho com foco nos princípios da impessoalidade, eficiência e, sobretudo, no trato humanizado nas questões disciplinares. “A Universidade prima por uma gestão de excelência, com intuito de se tornar cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente, entre outros valores, pela sua integridade e transparência. Para isso, busca-se seguir a ética, o reconhecimento às pluralidades das pessoas, o respeito aos direitos de todos, bem como às normas e os recursos disponíveis”, pontua.

Já a ouvidora Mariane Wolf contou que a equipe já estava muito feliz por serem finalistas e por terem o trabalho reconhecido pelo MEC. Quando a notícia da premiação chegou, trouxe ainda mais alegria a todos. “O prêmio representa uma validação do esforço da equipe e daqueles que atuaram anteriormente na Ouvidoria, tendo em vista que a unidade sempre atuou e atuará visando o constante aprimoramento dos serviços. A premiação nos enche de orgulho, mas não é mérito somente nosso, é também o resultado do comprometimento de todas as unidades da UFMS com as demandas da Ouvidoria e destaca a qualidade da nossa Universidade”, declarou.

Na prática, a equipe demonstrou o impacto da atuação da unidade, com indicadores satisfatórios resultantes da atuação integrada com todas as demais unidades da UFMS. De acordo com a ouvidora, que isso se traduz em um atendimento acolhedor e inclusivo, com garantias de proteção aos denunciantes e todos aqueles que buscam a Ouvidoria para registrar suas reclamações, sugestões, solicitações, elogios e pedidos de acesso à informação. “No concurso do MEC destacamos, por meio de resultados, nosso comprometimento em servir de maneira responsável, eficaz e acessível, fortalecendo os laços entre a Universidade e a sociedade e garantindo a melhoria contínua dos serviços. Esse prêmio reforça a transparência da Ouvidoria, transmitindo à comunidade que atendemos a importância que atribuímos a todos os assuntos que nos são confiados”.

Texto: Ariane Comineti