Estender o direito ao passe gratuito para estudantes de pós-graduação, criar um espaço para o diálogo de demandas acadêmicas comuns dos alunos dos cursos de mestrado e doutorado da UFMS, além de pensar no bem-estar dos estudantes, estas são algumas das pautas que fazem parte da lista de propostas da Associação de Pós-graduandos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (APG-UFMS), criada em 28 de agosto de 2019, e em atividade desde outubro daquele ano.
A Associação é formada pela diretoria executiva – com secretários e tesoureiros; coordenadorias – de comunicações, relações institucionais, direito dos pós-graduandos, cultura esporte e lazer, ouvidoria e bem-estar acadêmico; e conselho fiscal. É presidida pelo acadêmico do PPG – Direito, Ari Rogério Ferra Júnior, e tem como vice-presidentes a acadêmica Bruna Leticia Nunes Viana do PPG – Educação Matemática e Linoel Leal Ordóñez, do PPG – Educação.
Durante webinar que discutiu os desafios enfrentados pela UFMS nesse período de Pandemia da COVID-19, o presidente da APG-UFMS e mestrando em Direito, Ari Rogério Ferra Júnior, destacou qual tem sido o papel da Associação no apoio aos acadêmicos. “A UFMS é uma das pioneiras do Brasil em adotar aulas no sistema remoto e em investir em Tecnologias da Informação e Comunicação, e isso nos apresenta outro problema que é pensar na inclusão digital, no fornecimento dos equipamentos, de uma rede de dados que seja acessível para quem não tem essa possibilidade. É interessante citar que a Universidade está ouvindo nossas demandas, com editais abertos atendendo nossos auxílios, em termos de equipamentos, de pacotes de dados para os estudantes dos Programas de Pós-Graduação da UFMS, e isso em partes é um dos grandes pedidos que os estudantes da pós-graduação têm feito”.
O presidente da APG-UFMS mencionou ainda a campanha “Ciência Salva Vidas”, da Associação, que deixa evidente a importância da ciência, nas diferentes esferas, para a sociedade. “A gente pode também agora estar em defesa das universidades, das pesquisas e da importância da pós-graduação e dos estudantes da pós-graduação, para que continuem trabalhando para oferecer respostas a essa grave pandemia da COVID-19 e tentar encontrar soluções, seja por meio de vacinas, ou medidas preventivas que ajudem a sociedade”.
Ari Rogério reforça ainda que, os acadêmicos dos PPGs podem entrar em contato com a entidade, que está trabalhando de forma remota. “Estamos direcionados a resolver os problemas específicos dos pós-graduandos para que a gente possa passar por esse momento juntos. Oferecendo o suporte necessário, seja trabalhando para oferecer equipamentos ou intermediar negociações. Estamos vigilantes e trabalhando para sair desse problema de uma maneira muito mais participativa”, finaliza o presidente da APG-UFMS.
Demandas e Propostas
A vice-presidente da associação e doutoranda em Educação em Matemática do Programa de Pós-graduação em Matemática, Bruna Nunes, comenta como sua própria trajetória no mestrado e as demandas que percebia serem comuns dos estudantes de pós-graduação, ajudaram a pensar no processo de criação da APG-UFMS. “Logo depois de ingressar no mestrado em Educação em Matemática, em 2018, eu me elegi como representante discente . Assim que assumi a representação discente, algumas coisas me incomodavam. Como o passe estudantil, que não incluía estudantes de pós-graduação como beneficiários da gratuidade do Passe estudantil. Conversando com colegas do PPG – Matemática e de outros PPGs percebi que era um problema comum”.
A partir dessa inquietação, Bruna Nantes notou que talvez existissem outras demandas que podessem ser específicas dos estudantes de pós-graduação e que poderiam ser debatidas em conjunto. “Então, achei que era a oportunidade de abrir o diálogo entre nós, pós-graduandos, de diferentes programas porque parece que temos angústias que são comuns a todos dos PPGs. Para tentar trocar experiências sobre estratégias que cada um encontrou”, relata a vice-presidente da associação.
A acadêmica contou que durante o Congresso da SBPC, realizado em 2019, na UFMS, teve contato com a Associação Nacional de Pós-Graduandos e, então, descobriu que era possível criar esse espaço de representação dos pós-graduandos na Instituição. “Entendemos que o DCE tem uma atuação importante, mas que os cursos de pós-graduação têm demandas específicas. E para atender a essas demandas e discutir questões inerentes nossas, esse grupo fundou a APG-UFMS que é essa associação que tem por objetivo a representação dos pós-graduandos. A gente viu que temos muita coisa em comum e que temos muito que dialogar”, afirma a vice-presidente da APG.
E então, após algumas reuniões realizadas entre o grupo que compõe a diretoria da APG foram definidas quais seriam as 15 propostas a serem trabalhadas durante o mandato de dois anos. A vice-presidente da APG pontua que todos os estudantes e professores dos Programas de Pós-graduação da Universidade podem participar na elaboração de pautas. “A ideia é que seja um documento público e que esteja em constante construção, que todo mundo possa acrescentar tópicos e inserir pautas, a partir dessas que a gente coloca incialmente. Quem tiver algum interesse, alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pelo e-mail: apgufms@gmail.com ”.
Essas propostas foram incluídas no documento que apresenta a Associação e define como principal objetivo da APG-UFMS buscar a representação entre estudantes da Pós-graduação, construindo assim uma pós-graduação mais humana e justa, que fomente a liberdade e a pluralidade de pensamento e de criação intelectual e científica. Confira abaixo as 15 propostas e comentários sobre algumas delas feitos pela vice-presidente Bruna Nantes.
Conhecendo as propostas da APG-UFMS
1 – O reconhecimento
A vice-presidente explicou que houve progresso nessa pauta, a partir de reuniões feitas com a administração central da Instituição que reconheceu a importância dessa movimentação acadêmica.
2- O espaço físico
A APG defende que um espaço físico comum para estudantes vai colaborar também com a troca de conhecimentos e experiências, aspecto que fundamental no mundo contemporâneo. “Aliada a essa proposta, de reconhecimento da APG-UFMS, está a proposta por um espaço físico. Assim como o DCE tem um espaço físico, queremos um local para compartilhar informações, ideias, um espaço de descanso e de diálogo. Consideramos que isso seja importante.”
3 – Restaurante Universitário
O Restaurante Universitário (RU) tem um papel fundamental na vida dos estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, portanto, estudantes necessitam de subsídios para a utilização do RU-UFMS. “Estamos analisando como esse valor foi calculado e se há a possibilidade de aumento nesse subsídio”, explica Bruna.
4 – Passe estudantil para pós-graduandos
Proposta que inicialmente incomodava a vice-presidente e que incentivou o diálogo para a criação de mecanismos de representação de interesses de acadêmicos dos PPGs. De acordo com Bruna, a proposta está encaminhada. “No início de 2020, começamos a dialogar com representantes do Consórcio Guaicurus e da Agetran para falar da importância dos pós-graduandos e pós-graduandas terem o Passe Estudantil e estávamos bem adiantados nesse processo, antes da pandemia, agora isso se complicou um pouco, mas a gente espera que quando as aulas forem reestabelecidas (presencialmente) que esse já seja um problema resolvido, um direito adquirido”, pontua Bruna Nunes.
5 – Bolsas de Pesquisa
“Acreditamos que é importante ter clareza nas informações quanto ao número de bolsas de estudos disponíveis em cada Programa, como elas são atribuídas e juntar tudo isso. Na nossa Associação, achamos que isso seja um movimento interessante”, ressalta a vice-presidente.
6 –Bem-estar Acadêmico
“Temos visto muitas pesquisas que mostram o adoecimento do acadêmico, que desenvolve muitas vezes ansiedade e depressão, achamos que isso é um aspecto muito importante que tem que ser olhado com atenção”, comentou Bruna Nunes. A coordenadoria de Bem-estar Acadêmico da APG-UFMS buscará dar suporte e apoio para os discentes durante sua trajetória em um curso de pós-graduação.
7 – Recepção dos novos pós-graduandos
Receber os pós-graduandos e apresentar a Associação, dizer o que é o espaço.
8 – Fórum dos Pós-Graduandos
A ideia é criar espaços para debates de temas pertinentes, em cada época, entre os pós-graduandos. “Temos pensado bastante em criar, ainda em 2020, um espaço para falar das atividades da pós-graduação, que nesse ano têm sido desenvolvidas a distância, e talvez um compartilhamento de experiências, de angústias e questões. Mas, mais importante do que isso seria fazer desse fórum um espaço constante de debate. A criação desse fórum é para que possamos, de tempos em tempos, discutir ali questões que estejam sendo pautas por esses pós-graduandos e pós-graduandas”, pontuou Bruna.
9 – Estudo de dados da pós-graduação
A proposta é para entender as características da pós-graduação da UFMS. “E assim, podermos direcionar a nossa atuação”, explica.
10 – Universidade Sustentável
A proposta prevê buscar a realização de projetos voltados para a proteção do meio ambiente e para o bem-estar acadêmico nos câmpus da UFMS, investindo no greening das universidades públicas; para tanto, uma das primeiras ações previstas será a “UFMS Sem Plástico”, visando à redução do uso de plástico em nossa Universidade.
11 – Ouvidoria APG-UFMS
“A proposta de criação da Ouvidoria da APG-UFMS é dialogar com a proposta de bem-estar dos alunos. É uma possibilidade para que os alunos possam falar de suas demandas”, explica Bruna.
12 – Representatividade estudantil nos colegiados dos PPGs
Outra pauta é a representação estudantil nos colegiados dos Programas de Pós-graduação. “Na nossa pesquisa inicial a gente descobriu que mais de 50% dos Programas de Pós-graduação não possuíam representante discente nos colegiados. E entendemos que esse movimento de representação é muito importante. Ouvir um estudante, a visão que tem dos programas, as demandas, essas particularidades que têm a visão estudantil, isso é muito importante. Consideramos como de extrema urgência preencher essas cadeiras discentes. Estamos atuando nessa pauta, criamos um documento, orientando como criar representantes discentes. Estamos enviando e-mails para os Programas de Pós-graduação e abrindo a nossa Associação para que os coordenadores possam entrar em contato conosco para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham sobre a eleição do representante discente”, ressalta Bruna.
13 – Aperfeiçoamento científico
“Outra coisa que está na pauta é o aperfeiçoamento científico, propomos a realização de minicursos incentivando o uso de algumas ferramentas que possam ser comuns para a nossa prática científica”.
14 – Acessibilidade na pós-graduação
“Entendemos que essa acessibilidade que a UFMS já garante em outras esferas seja importante ser efetivada na pós-graduação e talvez consigamos acompanhar isso de perto, vendo se tem mais alguma demanda”.
15 – Internacionalização dos PPGs
“E, por último, entendemos como muito importante também atuar na internacionalização, que é justamente um dos pontos que a CAPES avalia nesses Programas. Achamos interessante compartilhar experiências e pensar nisso dentro da nossa Associação”.
Texto: Tathiane Panziera
Foto: Linoel Leal Ordóñez