Políticas públicas e parcerias são discutidas em Encontro de Gestores Esportivos do Estado

Na manhã de hoje (16) o Reitor da UFMS Marcelo Turine esteve no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo para a abertura do Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul 2017 e II Ciclo de Capacitação do “Marco Regulatório do Terceiro Setor”. O evento é promovido pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

De acordo com o Governador Reinaldo Azambuja o encontro visa a mostrar aos gestores da área as possibilidades de boas parcerias para o desenvolvimento de atividades esportivas. “O esporte e o lazer, a regularidade de exercícios físicos aumentam não só a expectativa como a qualidade de vida dos cidadãos. O esporte é sem dúvidas também um dos caminhos para a inclusão e resgate social. Nesse sentido reunimos gestores municipais, presidentes de federações de diversas modalidades e dirigentes de clubes para discutirem as políticas públicas relacionadas ao esporte e lazer”, disse.

O Reitor afirmou que “a política de esporte é também uma prioridade na UFMS, uma vez que integrado ao ensino, pesquisa e extensão, possibilita a formação cidadã dos nossos alunos. As parcerias com o Governo do Estado e governos municipais são fundamentais para podermos não só fomentar essa formação, mas proporcionarmos também à comunidade em torno da Instituição atividades integradas, que muito contribuem para o desenvolvimento local”.

Parcerias

A UFMS já realizou parcerias no sentido de promover e ofertar atividades de esporte à comunidade. Com a prefeitura municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esporte (FUNESP), e com Ministério do Esporte/Governo Federal, a Universidade disponibiliza o Programa de Esporte e Lazer na Cidade.

Já com o Governo do Estado e a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, a UFMS assinou um acordo de cooperação para a revitalização do Estádio Pedro Pedrossian – Morenão. Desde janeiro deste ano o estádio sedia partidas do campeonato estadual e a finalização da reforma está em análise, conforme explicou diretor presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda: “O apoio da Universidade foi fundamental para fazermos a primeira entrega, conseguimos a liberação parcial do estádio. Agora trabalhamos para a liberação total. Já temos um projeto em andamento para fazer isso, estamos buscando as adequações tanto de acessibilidade quanto de segurança exigidas pelas normas. O projeto está sendo analisado pelo Corpo de Bombeiros e até a primeira quinzena de abril teremos uma proposta definida para a adequação total do Morenão”.

A administração da UFMS tem realizado ainda reuniões com as atléticas para discutir e regulamentar o uso dos espaços esportivos e apresentar projetos para o esporte Universitário.

Evento

O Encontro se estenderá até amanhã (17) e promoverá ainda uma capacitação sobre as novas formas de apresentar pedidos de parceria com o Governo do Estado, via termo de fomento, termo de colaboração e acordo de cooperação.