Estudantes do Câmpus de Três Lagoas produzem podcast sobre temáticas do Direito

O uso de termos técnicos e jargões são comuns na rotina de quem atua na Justiça, mas pouco compreendidos por quem não é da área. Para simplificar o chamado “juridiquês”, professores e estudantes do Curso de Direito do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) tiveram a ideia de criar um podcast com linguagem acessível para os profissionais da área e para a população em geral. O PodFalar Direito é coordenado pelas professoras Heloisa Portugal e Larissa Mascaro e busca abordar temas de forma didática.

O projeto surgiu com a intenção de ampliar o impacto e o alcance das instituições de ensino superior, aliada à necessidade de atividades de extensão universitária aos estudantes. “O podcast é uma ferramenta bem fácil de ser utilizada, além de ser barato e fácil de produzir, o que o torna uma opção viável e sustentável. Nossa ideia é promover a interação entre a Universidade e a sociedade, compartilhando conhecimento, cultura, inovações, oferecendo aos jovens uma maneira flexível, diversificada e interativa. Os podcasts não apenas educam, mas também inspiram, envolvem e conectam, desempenhando um papel vital na formação da próxima geração de aprendizes, pensadores e líderes”, explica a professora Heloísa.

Para a professora, o principal objetivo do PodFalar Direito é a disseminação de conhecimento, principalmente em direitos humanos, de forma ampla, acessível e didática. “Nós queremos que o Direito seja compreendido não apenas por estudantes e profissionais da área, mas principalmente por qualquer pessoa interessada, contribuindo assim para uma sociedade mais informada e consciente de seus direitos e deveres”, garante.

Heloísa ainda destaca que um dos maiores desafios da área é traduzir conceitos complexos em formatos compreensíveis para a população. “Encontrar um equilíbrio entre a necessidade de precisão e a acessibilidade é um desafio contínuo para o Direito, essencial para garantir que a justiça seja compreendida e acessível a todos, além do seu papel na educação jurídica que é fundamental e une o conhecimento acadêmico e o público geral e também contribui para a formação de uma sociedade atualizada e informada sobre temas conscientes e sensacionais”, ressalta.

A professora Larissa Mascaro salienta que o projeto proporciona a equipe desafios para cada episódio. “Professores e estudantes organizam, preparam e estudam os temas que serão abordados durante o programa, atualizando nossos ouvintes de forma clara, objetiva e assertiva, além de outros trabalhos que a nossa equipe do CPTL realiza com a supervisão da professora Heloisa Portugal, como a criação de arte de cada episódio e a divulgação do nosso podcast.

José Pinheiro é um dos participantes do projeto e ressalta que o PodFalar Direito é uma experiência enriquecedora tanto para estudantes e servidores quanto para a população ouvinte. “É uma oportunidade de compartilhar ideias, perspectivas e conhecimentos jurídicos com um público diversificado e contribuir com toda a sociedade, a partir de diversos conteúdos do mundo jurídico. Além disso, é uma forma de conectar-se com a população de maneira autêntica e envolvente, criando um diálogo genuíno que pode inspirar e informar sobre seus direitos”, destaca.

Até o momento, foram publicamos cerca de 60 episódios, cada um com 15 minutos, sobre assuntos variados, desde segurança do trabalho, guarda compartilhada, direitos dos consumidores, entre outros. O podcast encontra-se disponível em diferentes plataformas digitais, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts. O programa também pode ser ouvido em rádios parceiras, como a JFM de Sidrolândia, sendo acompanhado em todo território nacional, com exceção o estado do Tocantins, e também em alguns países como México, Estados Unidos, Portugal, Japão, Argentina, Reino Unido, Canadá e Itália.

Texto: Lúcia Santos

Foto: Arquivo pessoal de Heloisa Portugal