Pianista tcheco é a atração do Movimento do Concerto no dia 24 de outubro

O Movimento Concerto tem uma programação especial para a abertura da semana do Integra UFMS 2022, com a apresentação do pianista tcheco Václav Pacl. Parte da campanha Eu Respeito, o concerto ocorre no dia 24 de outubro, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, explica que a música tcheca é uma importante referência na música clássica e que o concerto será muito especial, ao permitir que o público ouça a tradição de quem a conhece. “Temos compositores [tchecos] que são baluartes da música clássica mundial. A gente ter um pianista como ele tocando para nós é uma oportunidade de beber da fonte, entender um pouco mais dessa cultura maravilhosa e exuberante”, enfatiza. 

Para o consul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, Evandro Trachta, outubro é um mês especial por marcar não apenas o aniversário da criação do Estado, mas também pelo Dia Estadual do Imigrante Tcheco e Eslovaco, celebrado no dia 28. “É uma alegria muito grande que no mês de outubro nós consigamos fazer uma parceria como essa. Espero que seja o primeiro concerto de vários que virão, com outros artistas tchecos. Esta é a primeira ligação entre o Consulado Honorário de Batayporã e a UFMS nestes eventos culturais, que serão uma crescente durante este ano e o ano que vem”.

Václav Pacl é um pianista reconhecido na Europa e já recebeu prêmios na Espanha, Itália e Áustria. Em sua carreira artística como solista e acompanhador, ele já se apresentou em palcos e festivais na República Tcheca, Áustria, Suíça, Grã-Bretanha, Espanha e Colômbia. No Brasil, o pianista foi convidado pela Embaixada da República Tcheca em São Paulo para uma turnê em Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e Belém.

Para o concerto no Teatro Glauce Rocha, o repertório será marcado por compositores da música clássica tcheca. A apresentação trará canções de Josef Mysliveček, Jan Václav Hugo Voříšek, Maurice Strakosch, Antonín Dvořák e Leoš Janáček.

“Teremos uma apresentação magnífica. Será um concerto lindo porque, além de tcheco, ele é um grande pianista, isso é o que importa. A arte suplanta questões nacionais”, garante o pró-reitor.

A entrada é gratuita e a doação de alimentos é opcional, os donativos serão destinados a instituições filantrópicas de Campo Grande. Os interessados devem fazer a reserva do ingresso no portal. 

Texto: Mylena Rocha