Pesquisadores terão treinamento de comunicação com apresentador do podcast Ciência Suja

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Comunica Cientista, um treinamento básico de comunicação gratuito e voltado para professores, estudantes e pesquisadores. Nesta edição, haverá uma abordagem também direcionada a jornalistas e profissionais da comunicação de Mato Grosso do Sul. As inscrições já podem ser realizadas neste link.

O evento será realizado no dia 14 de agosto no anfiteatro principal da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), localizado no Bloco A, em Campo Grande, e será dividido em dois momentos. No primeiro, das 17h às 18h30, ocorrerá uma oficina de produção de vídeos curtos, compartilhando técnicas de filmagem e edição, sugestão de softwares e equipamentos gratuitos, e orientações sobre como se portar diante das câmeras. A oficina será conduzida por uma equipe composta por jornalista, publicitário, gestora de marketing e artista cênico. 

Em seguida, a partir das 19h, haverá uma palestra ministrada pelo jornalista paulistano Theo Ruprecht, apresentador do podcast Ciência Suja, vinculado ao Instituto Serrapilheira de Divulgação Científica e ao grupo de podcasts Rádio Guarda Chuva. 

Segundo o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini, o curso Comunica Cientista tem o objetivo de sensibilizar pesquisadores sobre a importância da comunicação para o fortalecimento da ciência frente às correntes negacionistas que têm ganhado cada vez mais espaço nas redes. “Sabemos que muitos pesquisadores entendem a necessidade de se comunicar mais e de forma mais eficiente nas redes sociais, mas falta a muitos uma qualificação básica sobre como produzir conteúdos, como promover esses conteúdos e como se comunicar com a sociedade. É isso que o curso vem oferecer, gratuitamente”, explicou Mazini. 

O curso Comunica Cientista é um dos produtos oferecidos pelo projeto MS +Ciência, uma parceria entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul e a Uems. A quarta edição tem ainda com o apoio da UFMS e do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul. 

Texto: MS+Ciência