Pesquisadores podem solicitar financiamento para publicação e revisão de artigos científicos

Pesquisadores da UFMS podem solicitar auxílio financeiro para pagamento de taxas de publicação e para serviços de revisão de artigos científicos em língua estrangeira.  A ação tem como objetivo fomentar as produções científicas e tecnológicas, além de promover a interação entre a Universidade e a sociedade. As inscrições podem ser realizadas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até o dia 1º de novembro.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, o edital possibilita a publicação do resultado das pesquisas em revistas de alcance nacional, com alto índice de classificação, e de circulação internacional. “É interessante destacar que este edital incentiva também o incremento da produtividade do pesquisador, que é uma das métricas mais importantes para avaliação em editais de financiamento de projetos de pesquisa”, complementa.

A pró-reitora explica, ainda, que a questão financeira pode se tornar um empecilho para o pesquisador e o objetivo do edital é, justamente, apoiar a divulgação científica. “Muitas revistas internacionais cobram taxas superiores a US$ 1 mil. O que, muitas vezes, impossibilita a publicação em tais veículos, levando-os a perder a oportunidade de divulgar e de contribuir para o progresso da ciência”.

De acordo com o edital, os recursos financeiros serão liberados a partir da homologação do resultado final, em função da disponibilidade financeira da Universidade e do Ministério da Educação (MEC). O valor máximo disponibilizado pelo edital é de R$ 500 mil.

O auxílio poderá ser utilizado para fomento de artigos submetidos em periódicos classificados como A1, A2, A3, A4 ou B1, conforme normativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao Qualis.  O recurso para a taxa de publicação em periódicos classificados como A1 ou A2 não tem limite para financiamento. Já para publicação em periódicos A3, A4 e B1, o limite varia de R$ 3 mil a R$ 4 mil. Para o serviço de revisão de artigo escrito em língua estrangeira, o valor máximo de financiamento é de R$ 2 mil.

Podem submeter propostas os servidores efetivos ou com contrato temporário com a Universidade, coordenadores e membros de projetos de pesquisa em andamento. A proposta deverá estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Recomendamos a leitura atenta de todo o edital, principalmente quanto aos requisitos. Caso haja dúvidas ou necessidade de mais informações, que façam o contato com a equipe da Propp”, reforça a pró-reitora.

O pesquisador interessado será denominado coordenador da proposta e ficará responsável por receber os recursos e prestar contas financeiramente. Confira o edital para mais detalhes:

Download (PDF, 301KB)

Texto: Mylena Rocha