Pesquisadores participam de eventos e apresentam pesquisas de forma on-line

A pandemia não tem sido barreira para a realização de conferências e apresentações on-line de trabalhos de pesquisa.

Gabriel Ensinas na apresentação on-line do trabalho

Ontem (27), o estudante de Engenharia de Produção Gabriel Ensinas apresentou com êxito o trabalho “Design of portfolio investment DSS for the purchase and sale of assets” no 6th EWG-DSS International Conference On Decision Support Systems Technology – ICDSST, trabalho orientado pelos professores João Batista dos Santos Neto e Carolina Lino Martins (Faeng).

O ICDSST é um importante evento internacional da área de Sistemas de Apoio à Decisão e se não fosse a pandemia ocorreria este ano em Zaragoza, na Espanha.

“Muitas das atividades desenvolvidas pela sociedade tiveram de ser adaptadas com o aparecimento dessa pandemia e no meio acadêmico, era muito comum alunos, professores e pesquisadores participarem de eventos, congressos, para se capacitarem, divulgar trabalhos, publicar artigos e estudos”, diz o professor João Batista.

Por isso, uma das formas das organizações conseguirem disponibilizar esse tipo de conteúdo é por meio de eventos on-line que possibilitam a continuidade de uma grande quantidade de atividades que envolvem o meio acadêmico.

“Essa foi uma alternativa que encontramos para divulgar esse trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado. O ICDSST é um evento que ocorre todo ano e sempre em um país diferente. Em 2019 participamos na Ilha da Madeira, em Portugal, para onde levamos alguns trabalhos para apresentação. Este ano iria ocorrer em Zaragoza, mas em meados de fevereiro a comissão do evento alterou para a forma on-line em função da pandemia”, explica o professor.

Essa decisão, que reduziu em cerca de 50% a taxa de inscrição, e zerou gastos com passagem e hospedagem, possibilitou que mais pessoas do grupo participassem da edição atual. “Eu mesmo não conseguiria ir agora e acabei participando do evento que ocorre de 27 a 29 de maio”, expõe.

O curso de Engenharia de Produção da UFMS possui o Laboratório Sistemas de Informação e Métodos de Apoio a Decisão (Simad) que realiza atividades nessa área. “O ICDSST possibilita grande oportunidade de levarmos anualmente os estudos realizados por nosso grupo. Esse evento traz palestras, traz discussões, possibilidade de apresentação de trabalhos, conseguimos ver o que está sendo realizado em todo o mundo”.

Sistemas de Apoio à Decisão

O acadêmico Gabriel Ensinas apresentou um design de sistema de apoio à decisão – Decision Support System (DSS), que auxilia investidores a tomar decisões enquanto investir em cada ação do portfólio. É um sistema que tem como diferencial atuar em tempo real.

Os dados utilizados para alimentar o sistema são do Google Finance e os preços que são alocados ali acompanham o tempo real. “O trabalho está na primeira etapa, fizemos só o design do DSS. Mesmo assim, foi bastante elogiado, e alguns congressistas já cobraram a apresentação dos resultados em 2021, na edição que acontecerá na Inglaterra”, conta João Batista.

Na conclusão do trabalho, o estudante salientou que esse projeto possibilita visualizar a eficácia do sistema de decisão proposto, reduzindo o tempo de tomada de decisão, serve para monitorar os preços das ações em tempo real, apresenta um plano estruturado para alocar recursos de investimento e torna o processo de decisão prático e automático.

Texto: Paula Pimenta