Começou hoje o 7º Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e a 25ª Semana de Letras, eventos realizados pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc). Até 8 de novembro, serão realizadas diversas atividades acadêmicas e culturais, palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, além da apresentação de trabalhos.
“Este evento, já consolidado no Calendário Acadêmico, reunirá pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados nas diversas áreas de estudos de linguagens e literatura”, explica a professora da Faalc e uma das organizadoras, Karla Ferreira da Costa. “Teremos um espaço fértil para o debate, troca de conhecimentos e reflexões sobre os mais variados temas ligados às ciências da linguagem, literatura, ensino de línguas e demais áreas correlatas”, acrescenta.
Os eventos contam com a participação de pesquisadores renomados do Brasil e de outros países. Para ministrar a conferência de abertura foi convidada a professora da Universidade de Antioquia, na Colômbia, Adriana González Moncada. Ela falou sobre Tornando-se um país bilíngue: desafios e oportunidades no ensino de inglês e formação de professores na Colômbia. Já a conferência de encerramento, programada para às 16h do dia 8, será ministrada pela professora da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, Magdalena González Almada. Ela vai falar sobre Futuros abigarrados e monstruosidades: representações da Amazônia na narrativa boliviana contemporânea. “Os convidados compartilharão suas pesquisas e perspectivas sobre as atuais tendências e desafios nos estudos linguísticos e literários”, ressalta Karla.
Entre os temas abordados nos minicursos estão: técnicas de estudo e produção de texto acadêmico, análise de argumentos falaciosos, dialetologia e ensino, prática de tradução literária, a arte da collage como linguagem decolonial, crítica musical de canções da América do Sul e discriminação algorítmica e produção de imagens por inteligência artificial. No hall de entrada da Faalc também há uma Feira de Livros durante todos os dias dos eventos. Já nos dias 7 e 8, estão programados lançamentos de livros. Ainda de acordo com a professora Karla, a 25ª Semana de Letras vai comemorar o legado de um quarto de século de incentivo ao desenvolvimento acadêmico na área.
As atividades serão realizadas nas instalações da Faalc e as mesas-redondas e conferências no auditório Professor Luis Felipe de Oliveira. Cerca de 200 pessoas participam do evento e 160 trabalhos foram aprovados para apresentação. Confira a programação completa e mais informações sobre o evento aqui.
Texto: Vanessa Amin