Um grupo de pesquisadores da Faculdade de Educação (Faed) e Secretaria de Educação a Distância (Sead) se reuniu com o objetivo de pesquisar, organizar e disponibilizar conteúdos educacionais, culturais e artísticos em suportes de mídia como Google Sites, Telegram, Instagram e Youtube. Os materiais são voltados a estudantes de diversas escolaridades, bem como seus pais ou responsáveis, gestores e todos interessados em realizar atividades que auxiliem no enfrentamento do isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
De acordo com a coordenadora da proposta Daiani Damm Riedner, a ideia surgiu a partir da demanda de professores e acadêmicos da UFMS, bem como de egressos dos cursos da área de Educação, que buscavam auxílio na condução do trabalho pedagógico na modalidade a distância. “Percebemos que muita coisa está sendo produzida e colocada na Internet. Grupos se mobilizando para elaborar atividades para crianças, jovens e adultos. Há muitos materiais disponíveis, mas que não circulam em todas as redes e ficam restritos às redes de contatos de cada um”, diz Riedner.
Para os pesquisadores, o tempo gasto na Internet aumentou nesse momento de isolamento e por isso deve-se pensar em como utilizar esse tempo da melhor maneira possível e também evitar acessos indevidos. Ainda segundo os pesquisadores, surgiram várias iniciativas para disponibilizar ideias, projetos, recursos, cursos on-line, materiais abertos, mas de forma isolada, ou seja, não há um local, um portal específico que organize esses conteúdos, contando com a curadoria de mestres e doutores em educação. “Então, decidimos elaborar esse projeto para trabalhar de forma colaborativa, fazendo uma curadoria dos conteúdos que circulam em nossas redes e organizar tudo isso em um site a fim de disponibilizar a todos material de qualidade em todas as áreas”, explica Daiani.
Por isso, um dos objetivos específicos da proposta é criar um site, utilizando a ferramenta Google Sites, por meio do qual serão disponibilizados conteúdos educacionais, culturais e artísticos. “Queremos organizar esses conteúdos de forma bem simplificada e de fácil acesso, por isso escolhemos a plataforma do Google Sites, pois ele se adapta a qualquer dispositivo”, destaca Daiani. A equipe também se dispôs a produzir e disponibilizar conteúdos específicos para a comunidade surda, transmitir palestras e minicursos on-line, estabelecer um canal de apoio todos os envolvidos na substituição das aulas presenciais pelas a distância e, também, criar um grupo de apoio no Telegram, um perfil do projeto no Instagram e um canal no Youtube.
O projeto será realizado em cinco etapas. Na primeira, a equipe disponibilizou um formulário no Google para que os professores da Faed e de outras unidades da UFMS pudessem indicar recursos, metodologias e conteúdos a serem inserido no site. “Neste momento estamos recebendo todo esse material e fazendo a análise, a curadoria, e organizando no site”, explica a coordenadora. Depois, a equipe iniciou a produção de conteúdos e estimulou os colegas a proporem também palestras, minicursos, produção de ebooks, slides, podcasts, entre outros. A partir de então, os pesquisadores passam a analisar, organizar e publicar os conteúdos no site. Depois de pronto, será feita divulgação do site para a comunidade acadêmica e o público em geral. “Nossa previsão é que o site esteja pronto nos próximos dias”, fala Daiani.
Os professores pretendem manter o site para além do período de isolamento social. Para isso, será feita atualização periódica, à medida que os conteúdos forem produzidos.
“Estamos percebendo qual o verdadeiro sentido da palavra colaboração. Muitas pessoas produzem material de qualidade, que podem ser utilizados por todos. Acreditamos que o resultado desse trabalho seja bastante positivo e estamos abertos a participação de outros professores, pesquisadores e estudantes que queiram nos ajudar não apenas neste momento, mas após a pandemia, pois iremos manter esse site atualizado”, finaliza a coordenadora.
Equipe
Além da professora Daiani, compõem o grupo professores da Faed, alunos de graduação do curso de Pedagogia, como a acadêmica Nathalia Rodrigues Chaves, contando com o apoio da Sead na elaboração do site. A curadoria está sendo feita pelas professoras: Milene Bartolomei Silva, Myrna Wolff Brachmann dos Santos, Raquel Elizabeth Saes Quiles Benini, Sandra Novais Sousa, Mirian Lange Noal, Daniela Cristina Barros de Souza Marcato, Stella Sanches de Oliveira Silva.
Texto: Vanessa Amin
Foto: Acervo pessoal Daiani Riedner