Entre os dias 11 e 14 de novembro, será realizado o Webinário Sul-mato-grossense de Covid-19. O evento pretende discutir os principais tópicos relacionados à pandemia e é realizado pela UFMS, Secretaria de Estado de Saúde e Governo do Estado.
De acordo com a coordenadora Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, professora da Famed, devem ser debatidos problemas regionais em saúde pública relacionados com a pandemia. O evento deve contar também com a participação de gestores municipais e estaduais, além de pesquisadores e professores da UFMS e outros centros renomados de pesquisa. “Faremos um evento totalmente on-line, seguindo a lógica de abertura da ciência em tempos de pandemia. Contaremos com autoridades no assunto nacionais e especialistas locais que tem contribuído no enfrentamento à Covid”, comenta a coordenadora.
Entre os assuntos debatidos estão gestão e vigilância em saúde, resultados de projetos de bancada relacionados à biologia molecular, testes sorológicos e diagnósticos direcionados ao novo coronavírus. “Devemos apresentar alguns resultados preliminares dos estudos sobre a pandemia que vem sendo desenvolvidos por pesquisadores de Mato Grosso do Sul”, explica Sandra.
“Esperamos que todos participem e contribuam na discussão. Convidamos a todos, profissionais, jornalistas, estudantes que se interessam pelo tema”, fala a coordenador. O evento é aberto à participação de todos interessados em acompanhar a discussão de temas importantes no enfrentamento da pandemia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 11 de novembro aqui.
A transmissão deve ser feita pelo Youtube em canal a ser divulgado em breve. Para conferir a programação e outras informações acesse o site do evento.
O webinário conta, ainda, com a parceria dos programas de pós-graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias, da Faculdade de Medicina, em Saúde da Família e Enfermagem, do Instituto Integrado de Saúde, além dos cursos de graduação em Medicina e Ciências Biológicas. E o apoio da Fundação de Apoio à Cultura e Ensino, Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Osvaldo Cruz, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Telessaúde MS, Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Texto: Vanessa Amin