Pesquisadores da UFMS estão entre cientistas mais influentes da América Latina

Os nomes de 29 pesquisadores da UFMS estão no “Latin America Top 10.000 Scientists – AD Scientific Index 2021 – Version 1”. O ranking traz uma classificação dos cientistas mais influentes da América Latina, baseada no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica individual.

Com o resultado, a UFMS ficou na 1ª posição entre as universidades de Mato Grosso do Sul, na 35ª entre as instituições brasileiras e na 49ª posição entre as 453 instituições registradas.

O material foi desenvolvido pelos professores Murat Alper e Cihan Döğer, usando o total e os valores dos últimos cinco anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), índice h (proposto para quantificar a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos, baseando-se nos artigos mais citados) e pontuações de citação no Google Scholar.

Os índices mostram tanto a evolução da atuação individual do cientista, quanto os reflexos das políticas institucionais das universidades no quadro científico geral. A responsável pelo material é a Alper-Doger Scientific Index, ou, AD Scientific Index, uma organização independente.

Os pesquisadores da UFMS no “Latin America Top 10.000 Scientists” são:

Texto: Ariane Comineti