Pesquisa em Educação Matemática é discutida em seminário

Até 24 de setembro, é realizado o 15º Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (Sesemat) da UFMS. O evento reúne pesquisadores de todo Brasil e outros países, tem na programação mesas temáticas, palestras e apresentações de comunicações e pôsteres e foi organizado pelo Instituto de Matemática (Inma)

“É muito bacana mantermos as histórias, preservarmos as memórias, a tradição e também reconhecermos os méritos, conquistas, avanços para poder, então, caminhar mais. É uma grande alegria trabalharmos coletivamente, cada um fazendo sua parte e desempenhando com muita qualidade, responsabilidade, o papel institucional da universidade pública, com cursos de excelente qualidade e responsabilidade excepcional em eventos como esse. Conhecimento é construído assim, de forma coletiva, com todos os professores envolvidos, técnicos e estudantes”, disse a vice-reitora Camila Ítavo, na cerimônia de abertura do Sesemat.

O Sesemat é realizado de forma remota e, de acordo com a professora do Inma e uma das organizadoras do evento, Fernanda Malinosky, foram aprovados 71 trabalhos. “Temos 178 participantes inscritos de todas as regiões brasileiras. Além do nosso estado, participam pessoas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, São Paulo, Pará, Rondônia, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso. Desses, 78% são de Mato Grosso do Sul. Se fosse em um evento presencial talvez isso não aconteceria.”.

O diretor do Inma, Bruno Dias Amaro ressaltou que a data do Sesemat foi escolhida para homenagear o educador Paulo Freire, que faria 100 anos no dia 19 de setembro. “Ele foi um dos maiores educadores brasileiros. Gosto muito de uma frase que ele disse que é: ‘Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes’. Cada um de nós somos detentores de um saber, juntos nós podemos fazer uma revolução, a nossa soma de conhecimento leva a um engrandecimento da universidade, de um trabalho como esse que estamos fazendo agora. Nossa missão como educadores é levar o conhecimento a quem possamos atingir e, de certa forma, com a pandemia conseguimos atingir o Brasil afora. A colaboração é que faz nossos eventos serem de sucesso, de crescimento, e que cada vez mais consegue alavancar outros estados além de Mato Grosso do Sul, como aconteceu nesta edição”.

Programação

Nesta quinta-feira, estão previstas atividade cultural, palestra sobre Processos formativos e a produção do conhecimento matemático e mesa temática sobre Pesquisas em Educação Matemática: possibilidades e desafios. Amanhã, 24, será realizada mesa sobre Decolonialidade, corpos, afetos e Educação Matemática. A transmissão das atividades é realizada no canal do Sesemat no Youtube. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no site do evento.

Confira a cerimônia de abertura realizada ontem, 22.

Texto: Gabrielle Tavares