Na quinta-feira, 26, o segundo dia do Festival de Música Virtual (Fesmuvi), teve a palestra “Divergências e confluências entre a pesquisa artística e a pesquisa científica”, apresentada pela professora e compositora Denise Garcia, e transmitida pelo canal Música UFMS.
O evento foi mediado pelo organizador do evento, professor William Teixeira, que também participou do recital de abertura da noite. No primeiro momento, ele e os músicos Evandro Higa e Manoel Rasslan apresentaram três peças: a primeira do compositor Maurice Ravel, Pièce en forme de habanera; a segunda de Oliver Menssian, Louvor para a eternidade de Jesus; e NoiteMar, de Denise Garcia.
“A peça seria estreada aqui em Campo Grande, em março, e ela [Denise] também viria para cá, mas em decorrência de tudo o que aconteceu, tivemos que mudar os planos, e estamos muito felizes em recebe-la mesmo que virtualmente”, afirma William.
Em sua apresentação, Denise Garcia focou nos estudantes da graduação, direcionando o assunto para a relação entre a pesquisa artística e a pesquisa cientifica, a partir de um ponto de vista pessoal, tanto como pesquisadora quanto orientadora de mestrados e doutorados. “Eu pensei em fazer uma palestra em função desse evento, com os alunos que são o público-alvo dessa apresentação”, explica Denise, especialista em composição.
O evento vai até hoje, 27, e todas as apresentações serão transmitidas pelo canal de Música da UFMS.
Texto: Raissa Quinhonez (estagiária de Jornalismo na Agecom)