Workshop de Gerontologia da UFMS é pioneiro no estado

O envelhecimento humano é um processo natural e dinâmico na vida de todos.  Encará-lo a partir da perspectiva multidimensional é de extrema importância, considerando a integralidade das assistências às pessoas em seu ciclo vital. Em razão da importância dos estudos acerca desse segmento, o Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados (PREMUS-CCI) da UFMS, propôs expandir o diálogo e aprendizados sobre a saúde da pessoa idosa através do “I Workshop de Gerontologia”, que será realizado dia 19 deste mês, no Auditório da Faodo.

Segundo o professor Ramon Moraes Penha, um dos organizadores do evento, a ideia do workshop surgiu após a introdução da disciplina de Gerontologia no PREMUS-CCI, tendo em vista que os estudos realizados tendiam à saúde da pessoa idosa e se configura como uma importante linha de estudo, de acordo com as estatísticas brasileiras. Também conta com o apoio do Hospital São Julião e da Escola de Saúde Pública do MS.

Recentemente foi divulgado a Projeção da População pelo IBGE, em que consta o envelhecimento progressivo da população brasileira até 2060. Só no estado de Mato Grosso do Sul, atualmente foram registrados 228.536 cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, correspondendo a 1/12 do total de sul-mato-grossenses em 2018.

O evento é a primeira atividade desta natureza no estado do Mato Grosso do Sul e da UFMS. Sua estrutura é composta por mesas redondas, palestras e quatro oficinas que pautam as dimensões biopsicosocioculturais do envelhecimento humano. Como explica Ramon, além de fomentar a troca de conhecimentos sobre esse segmento da saúde, visa estimular os alunos a serem atores de sua formação, como método avaliativo. “O workshop foi proposto pelos próprios residentes a fim de dimensionar, através de oficinas, os conteúdos ministrados e potencializar a construção de novas linhas de pensamento e de abordagens práticas sobre o Envelhecimento Humano”.

Os interessados em participar, devem efetuar a inscrição a partir de um formulário, disponível AQUI. O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Para mais informações, entre em contato pelo número (67)3345-3205.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)