Votação popular do concurso UFMS Além dos Olhos define a capa do calendário institucional de 2024

A partir de hoje, 18, está aberta a votação popular que irá definir a nova capa do calendário institucional da Universidade para o ano de 2024. As 14 imagens selecionadas no concurso fotográfico UFMS Além dos Olhos estarão disponíveis para votação até quarta-feira, 20, no perfil oficial do Instagram. O resultado da fotografia vencedora será divulgado na sexta, 22. 

Segundo a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, esta é uma oportunidade para envolver toda a comunidade universitária no processo de criação do calendário do próximo ano. “Essa é uma iniciativa que pretende também incentivar a expressão artística de estudantes, professores e técnicos de todos os câmpus. As fotografias também se transformam em quadros decorativos nas unidades e todas estão disponíveis no repositório institucional. Uma oportunidade para cada um deixar o seu legado e mostrar o seu olhar sobre a nossa Instituição”, enfatiza. 

Esta é a sétima edição do concurso que tem como objetivo promover a cultura fotográfica como expressão artística e cultural. A iniciativa é promovida pela Agecom e 14 imagens foram selecionadas por uma comissão avaliadora, formada por representantes da Agecom, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, que levou em consideração critérios como composição, enquadramento, criatividade e fortalecimento da imagem institucional da UFMS. 

A presidente da comissão avaliadora, Camilla de Oliveira, enfatiza a importância cultural e artística da iniciativa. “É uma ação muito importante porque envolve todos os câmpus da Instituição, os quais muitos de nós ainda não tivemos a oportunidade de conhecer. As fotografias trazem um pouco de cada lugar, da riqueza natural presente em cada câmpus, e também promovem a cultura fotográfica na Instituição”, explica.

Camilla relata que nesta edição o número de submissões de fotografias foi superior em relação a 2022. “A maioria conseguiu registrar o que havia sido pedido no edital, como a riqueza natural, os símbolos institucionais, a arquitetura, a cultura e a sustentabilidade. A partir dos quatro critérios de avaliação, cada membro da comissão registrava sua nota para cada fotografia, sendo selecionadas as mais bem pontuadas”, conclui. 

Confira as imagens selecionadas para o concurso:

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Concurso Fotográfico UFMS Além dos Olhos