foto: CCS/UFMS

Volta UFMS incentiva a qualidade de vida

No dia 29 de novembro a Cidade Universitária recebeu cerca de mil pessoas para a 5ª Volta UFMS. A prova, que já se consagrou como uma das competições do circuito estadual teve sua largada às 8h em frente à Reitoria. Além de atletas profissionais individuais participaram da competição grupos de corrida e atletas amadores. A Volta foi composta por caminhada de 5Km e corridas de 5Km e 10Km.
O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae), professor Valdir Ferreira, ressaltou que a organização do evento, cada vez mais precisa, faz com que a cada edição mais corredores e grupos compareçam. “A presença desses grupos e desses atletas profissionais é sinal do reconhecimento da qualidade do evento. Aproveito para parabenizar a equipe organizadora, que mais uma vez concretizou uma prova de sucesso”, afirmou.
De acordo com o chefe da Coordenadoria de Desporto, Fernando Doldan, a Volta UFMS teve início de forma experimental em 2011 e em sua terceira edição, em 2013, conquistou a aferição pela Confederação Brasileira de Atletismo. “O evento é um estímulo para que toda a comunidade e também os servidores mantenham sua qualidade de vida por meio da prática de esportes, seja a corrida, seja a caminhada. Nesta edição, como diferencial, premiamos os primeiros servidores a cruzar a linha de chegada e entregamos também medalhas diferenciadas conforme a faixa etária dos participantes. Isso para incentivar que todos, de adolescentes a idosos participem de eventos como esse e pratiquem atividades físicas que irão melhorar sua saúde”, explicou.

Participantes

A prova teve competidores em todas as faixas etárias definidas para a premiação, de 15 a mais de 60 anos. A família Gênova veio unida. O Pai Edson e o filho Pedro afirmam que o esporte é muito incentivado no clã e que a presença de Edna, a esposa e mãe, na torcida é fundamental. “Meus pais sempre me incentivam a praticar esportes, nunca dizem não para uma atividade que eu queira fazer”, declarou Pedro. “O apoio da minha esposa tanto nos treinos quanto aqui na competição é muito importante para nós”, ressaltou Edson que está, junto do filho, em sua segunda participação na Volta.
O professor André Baldraia da UFMS correu pela primeira vez o percurso no dia 29 e afirmou que sentiu uma leve interferência do clima. “Sou de São Paulo e estou há pouco tempo aqui. Já corro há mais ou menos 12 anos entre idas e vindas e pratico exercício físico regularmente. O percurso da Volta é relativamente tranquilo, mas a temperatura mais acentuada do que a que estou acostumado interferiu um pouco no desempenho”, disse.
O Corpo de Bombeiros participou da prova com um pelotão que correu unido entoando canções dos seus treinamentos diários. O Major André Rufato explicou que o intuito não era vencer, “viemos para mostrar mesmo que o importante é participar, é completar o percurso. Fazer isso cantando exige muito mais esforço, um fôlego maior. Estamos muito contentes de poder trazer alegria e participar da prova”.
Vários grupos de corrida também marcaram presença com suas barracas e atletas uniformizados. Os treinadores ofereceram massagens e alongamento aos seus corredores, além de água, isotônico, frutas e outros lanches.

Infraestrutura

A organização da UFMS também disponibilizou a todos os participantes uma infraestrutura de apoio à atividade. Uma barraca para atendimento fisioterápico foi posicionada ao lado da barraca da organização e nela acadêmicos realizaram atendimento gratuito.
Os alunos estiveram de plantão em dois pontos posicionados um no início e outro no meio do percurso. A acadêmica do 10º semestre Ana Laura Manzato elucidou que a participação na Volta é interessante, pois permite uma melhor associação dos conteúdos teóricos com a prática. “É uma oportunidade de aperfeiçoarmos nossas técnicas e uma satisfação em poder colaborar com os atletas”, comentou. Ela contou ainda que a atuação mais comum neste tipo de prova se dá nos alongamentos, alívio de câimbras, dores musculares e do cansaço e em massagens direcionadas a corredores.
Na barraca da organização em frente à Reitoria estava a equipe da UFMS, que foi composta por servidores da Coordenadoria de Desporto da Preae com a participação dos alunos que recebem bolsa atleta. A acadêmica Julia Ornelas do 2º semestre de Medicina Veterinária que é praticante de Karatê afirmou que a atuação na organização foi interessante. “Foi muito bom para aprendermos sobre como organizar eventos, para termos mais interação com alunos de outros cursos e também para aguçar nosso interesse pela corrida. Ver tanta gente participando me fez pensar que talvez eu possa correr também no próximo ano”, revelou. Julia e outros acadêmicos atuaram na montagem e entrega dos kits para os competidores e montagem das medalhas de participação, destinadas a todos os inscritos. Eles fizeram ainda a entrega, para todos os que cruzaram a linha de chegada, da medalha, água, um isotônico e uma fruta.
Ao lado das barracas havia também um espaço kids, com brinquedos infláveis e uma cama elástica, montados pela Fundesporte. Além da Fundação, apoiaram o evento a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Base Aérea de Campo Grande, a Águas Guariroba, a Agetran, a Sanesul, a Sicredi União MS/TO, a Lupo, a Amor em Pedaços e a Serv-já.

Resultados

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Maicon Dieferson Gomes, de 25 anos, que é corredor profissional. Ele percorreu os 5km da Volta em apenas 16 minutos e 19 segundos. O atleta é especialista em prova de pista nas categorias 800m e 1500m e está feliz com os resultados alcançados. “Meus treinos têm rendido bastante e os resultados são as vitórias. É muito bom vencer”, comemorou. O atleta contou que a próxima prova é em São Caetano do Sul, no final de janeiro, e que pretende participar, no próximo ano, novamente da Volta UFMS.
De acordo com o Pró-Reitor, professor Valdir, a Volta já faz parte do calendário da Universidade. “Iniciamos este trabalho e pretendemos prosseguir, pois é fundamental incentivarmos o esporte”, confirma.
A relação completa dos premiados na 5ª Volta UFMS pode ser conferida no portal da UFMS: www.ufms.br

Corpo de Bombeiros participou com pelotão
Corpo de Bombeiros participou com pelotão – foto: CCS/UFMS
Alongamento inicial foi conduzido por profissional
Alongamento inicial foi conduzido por profissional – foto: CCS/UFMS
Todos os competidores receberam medalhas de participação
Todos os competidores receberam medalhas de participação – foto: CCS/UFMS
Prova ocorreu tranquilamente na Cidade Universitária
Prova ocorreu tranquilamente na Cidade Universitária – foto: CCS/UFMS
Grupos de corrida marcaram presença na prova
Grupos de corrida marcaram presença na prova – foto: CCS/UFMS