Você sabe o que são soft skills?

Habilidades comportamentais, competências subjetivas difíceis de avaliar e inteligência emocional no mercado de trabalho, tudo isso foi tema da palestra “As soft skills e o contexto do trabalho” realizada na tarde desta segunda-feira (17), de forma on-line, como parte da programação da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS. Mediada por Kélvin Állex Benevides da Silva Cavalcante, da Cidade Universitária, a palestra foi ministrada, via Google Meet, pela Professora e Coordenadora do Curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos da Facsul/Unip, além de Consultora empresarial credenciada pelo Senac, Maria Donizete de Carvalho, que abordou a importância do desenvolvimento das soft skills dentro do mercado de trabalho.

Segundo a palestrante, as soft skills, termo em inglês para definir habilidades comportamentais e inteligência emocional, são importantes para a melhor compreensão e reação às dinâmicas que acontecem no ambiente trabalhista, de modo que as competências humanas, emocionais e comportamentais fazem a diferença no mercado de trabalho. “Há pesquisas que mostram que 89% das pessoas não são contratadas por falta das soft skills. Mercados, contratantes e empresas prezam por essa inteligência e agilidade na hora da contratação”, apontou Maria Donizete

Além das soft skills, a palestrante também falou sobre as hard skills, habilidades técnicas que ajudam durante a formação e contratação do profissional. As hard skills são tópicos principais em um currículo, como a fluência em um idioma ou domínio de uma ferramenta. Para Maria Donizete, deve haver um equilíbrio entre as soft skills e as hard skills. “Em um emprego você deve ter o autocontrole entre a emoção e o racional”, afirmou.

A apresentação ocorrida na primeira tarde da 4º Semana de Desenvolvimento Profissional, teve duração de uma hora e meia e participação de mais de 240 espectadores. Durante a palestra, os ouvintes puderam fazer questionamentos e reflexões. A professora, ainda, apontou conselhos para o melhor desenvolvimento da inteligência emocional, principalmente para quem busca a adesão ou capacitação no meio trabalhista. “Busque avaliações sobre suas habilidades de soft skills com amigos, colegas, professores, gestores e familiares. Para quem está fortalecendo suas aptidões no dia a dia, vale pedir um feedback sincero aos amigos e às outras pessoas próximas”, disse. Ao final, o público elogiou e agradeceu pela palestra.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Texto: Alex Nantes e Victória de Oliveira (estagiários da Agecom)