Viaduto de acesso à Universidade é revitalizado

Nesta terça-feira, 1º, foi entregue a obra de revitalização do viaduto de acesso à Universidade, localizado na Avenida Costa e Silva. A reforma foi realizada por meio do projeto Cores e Vias idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Participaram da cerimônia o reitor Marcelo Turine, o prefeito Marquinhos Trad, o secretário da Sectur, Max Freitas, o artista muralista Matheus do Carmo, entre outras autoridades da universidade e da administração municipal.

“Iniciamos 2022 com o viaduto de acesso à Universidade totalmente revitalizado. Parabenizo ao artista que trabalhou no projeto, Matheus, à prefeitura e à Sectur. Além de ser a porta de entrada para a UFMS, é também porta de entrada para milhares de pessoas que chegam à nossa Capital”, enfatizou o reitor.

Para a revitalização, a prefeitura contou com a parceria público-privada de uma rede de supermercados.  “É uma iniciativa para devolver a beleza dos viadutos e patrimônios públicos da nossa querida Campo Grande.  Isso encanta, nos orgulha. Esse é o segundo viaduto entregue, com a ajuda da iniciativa privada. Acredito que nem tudo precisa fica nas costas do poder público. As empresas que vieram para cá e se tornaram prósperas em Campo Grande podem dar sua cota à cidade que as acolheram”, disse o prefeito.

Para Lucas Pereira, diretor de marketing e canais digitais da rede de supermercados, essa parceria com o poder público tem muito a ver com o propósito da empresa. “Estamos celebrando os 60 anos do Grupo em 2022, vivendo fortemente nosso propósito de transformarmos as regiões onde atuamos, colaborando com seu desenvolvimento. Patrocinar o projeto Cores e Vias, por meio da revitalização do viaduto da UFMS, é um presente de nossas redes para os moradores e visitantes da cidade de Campo Grande”.

“O projeto foi idealizado no ano passado e o primeiro viaduto entregue foi o que está localizado na Avenida Afonso Pena com a Ceará. Esse viaduto que estamos entregando, hoje, traz as cores do Matheus, a arte para rua e um novo olhar ao campo-grandense. No total serão dez viadutos. Pedimos à iniciativa privada que compre essa ideia, proporcionando a valorização da cidade e também dos artistas locais”, explicou o secretário Max Freitas. Segundo ele, o próximo a ser trabalhado será o viaduto localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa. “No total, cada revitalização custa em média 70 a 100 mil reais”, ressalta.

Cores em homenagem às araras que embelezam o céu de Campo Grande foi o tema escolhido pelo artista Matheus do Carmo. “Meus projetos são muito voltados ao tema da natureza, aos animais. Aceitamos o convite e estamos entregando a revitalização, que levou em torno de 20 dias para ficar pronta”, destacou Matheus. “Para todo artista é muito gratificante ter sua obra bem exposta na cidade e ser reconhecido. Tenho outras obras espalhadas pela cidade, uma delas no aeroporto em parceria com a Infraero”, acrescenta o artista. Segundo ele, foram utilizadas 400 latas de tinta spray.

Presente na cerimônia, o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros, disse que a revitalização vem alegrar e colorir ainda mais o ambiente universitário. “É muito importante vivermos em cidade funcional como Campo Grande. Uma ponte é um elemento funcional, pois melhora o fluxo de trânsito. Agora, uma ponte que tem beleza, como essa, nos dá prazer em passar por ela e isso é muito importante para o nosso dia a dia”, falou o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, que também acompanhou o reitor.

 

 

 

Texto e fotos: Vanessa Amin, com informações da assessoria de comunicação social da PMCG