Universidade sedia e participa de conferência municipal de saúde

O grupo PET Saúde Interprofissionalidade da UFMS participa hoje (5) da Conferência Livre “Saúde e Educação: Pública, Gratuita, Universal, Integral e de Qualidade”, no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande. O evento tem como objetivo o desenvolvimento de propostas para as conferências estadual e nacional de saúde e conta com a participação também do grupo PET Saúde Interprofissionalidade Unigran Educacional/UEMS.

Na abertura, o secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Pinto de Castro Filho, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) necessita de iniciativas como esta de interprofissionalidade. “A rede pública tem profissionais que amam o que fazem e procuram oferecer o melhor atendimento aos pacientes, as propostas desta conferência e as ações dos grupos PET enriquecerão os serviços prestados à sociedade. Estamos à disposição para realizarmos juntos os projetos”, disse.

O reitor, Marcelo Turine, lembrou que todo projeto no qual educação, ciência, tecnologia e inovação se voltam às políticas públicas é importante tanto para as universidades e instituições envolvidas quanto para os usuários dos serviços. “Colocamos à disposição grandes projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade para a integração com os serviços e a comunidade e para a promoção das diretrizes que irão transformar o atendimento ao cidadão na saúde”, disse.

Participaram da solenidade de abertura também o pró-reitor de Graduação, Ruy Correa, a professora Karina Angélica Alvarenga, da Unigran Capital, e a representante do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, Neuza Socorro Silva. A apresentação cultural ficou por conta do acadêmico de Música André Terêncio.

Na programação, depois da explanação dos temas da conferência no Glauce Rocha, estão reuniões em pequenos grupos de trabalho a serem realizadas na parte da tarde, no Instituto Integrado de Saúde (INISA/UFMS).

PET Saúde Interprofissionalidade

A Conferência Livre é também o evento inaugural das atividades do grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade UFMS, que conta com professores e alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. A proposta foi aprovada em edital lançado pelo Ministério da Saúde no final de 2018 e prevê atividades para a integração entre o ensino e os serviços.

“Temos um plano de trabalho de dois anos por meio do qual os alunos da Universidade atuarão nos campos de prática, nas unidades de saúde do município, junto aos profissionais da rede e professores, somando conhecimentos e trabalhando em conjunto”, explica o professor Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida. Para a acadêmica de Odontologia Carla Oliveira, participante do PET, “é interessante como acadêmica e futura profissional ter esse contato com outras áreas já na graduação, porque temos de olhar o paciente como um todo, atendê-lo em sua integralidade. Além disso a troca de experiências e de conhecimento será enriquecedora”, finaliza.

Texto e fotos: Ariane Comineti