Universidade participa da 13ª Dinapec (Dinâmica Agropecuária)

Teve início hoje (7) pela manhã a 13ª Dinapec (Dinâmica Agropecuária), evento de transferência de tecnologia realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), com o apoio e participação de diversas instituições, entre elas a UFMS. A feira é realizada em 35 hectares da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande e o tema é “Agropecuária de Baixo Carbono”. A mostra é aberta ao público  e direcionada  a  produtores, técnicos e acadêmicos em agropecuária.

“A Dinapec tem se mostrado uma excelente oportunidade de interação entre os diversos públicos participantes e também tem contribuído para a identificação de demandas tanto para a área de pesquisa e desenvolvimento quanto também para a transferência de tecnologia. Ao longo de seus 12 anos de existência foram aqui lançadas diversas cultivares de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa; aplicativos e outras ferramentas computacionais voltadas à gestão da propriedade rural com o propósito de ajudar o produtor no complexo processo de tomada de decisão no dia a dia da produção agropecuária; foram lançados protocolos nutricionais, sanitários e de sistemas de produção e equipamentos, publicações que têm cumprido seu papel em auxiliar o produtor a produzir mais e melhor”, afirmou o chefe-geral interino da Unidade Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, que destacou ainda a importância de se desenvolver e divulgar tecnologias para uma produção integrada e sustentável, capazes de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa.

Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, quando o trabalho da comunidade científica se alia ao da produção rural existe um aumento de produtividade substancial. “O grande reflexo disso é que temos hoje na pecuária de MS o quarto rebanho e ao mesmo tempo o segundo em produção nacional, somos ainda o primeiro país em exportação de carne bovina, claramente por eficiência baseada em produção tecnologicamente sustentável”, disse.

O Reitor da UFMS Marcelo Turine ressaltou que o evento promove o encontro entre a inovação científica gerada pela pesquisa em instituições como a UFMS e a cadeia produtiva, promovendo também o desenvolvimento econômico e social do Estado.

A programação da Dinapec continua hoje à tarde e nos dias 8 e 9 de março e conta com roteiros e oficinas com a participação de pesquisadores e técnicos de onze Unidades da Embrapa, além de órgãos externos como a Agraer, IAGRO, Sebrae, SENAR/MS, Rede ILPF, UFMS, Fundação MS, Fundação Chapadão, Uniderp-Anhanguera, Tramasul, Coimma, Connan, Tru Test, Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), Associação Centro-Oeste de Pastoreio (Acopas), Banco do Brasil e Unipasto.