Universidade oferece mais de 2 mil vagas pelo Sisu

Começa nesta quinta-feira,16, o prazo para inscrição nos cursos de graduação da UFMS por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Estão sendo ofertadas 2.098 vagas distribuídas em 150 cursos em todos os câmpus e em cidades onde a Universidade possui polos de Educação a Distância (EaD).

Os candidatos podem selecionar duas opções de curso no sistema e, para concorrer, devem estar dentro da nota de corte. Só podem se inscrever aqueles que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2022, que não tenham tirado nota zero na redação e nem tenham participado como treineiros.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, afirma que  o Sisu se configura como mais uma oportunidade de ingresso na UFMS.  “O Sisu considera a nota que o candidato tirou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim que o candidato fizer o cadastro, a nota já vai ser importada diretamente para o sistema, então é só fazer a opção pelos cursos”, orienta.

Candidatos devem fazer o login com a conta gov.br

Para se inscrever, os candidatos devem acessar a página do Sisu até o dia 24 de fevereiro. Em seguida, é preciso clicar em “Fazer Inscrição” e inserir os dados pessoais. Na tela “Minha inscrição”, o candidato seleciona os cursos e então acompanha  o processo. O sistema permite a pesquisa das vagas por meio do município, nome da instituição ou pelo curso. É possível consultar a quantidade de vagas, as modalidades e as regras de cada universidade.

Os cursos e vagas disponíveis na UFMS podem ser consultados no portal Ingresso, no Termo de Adesão. Há oportunidades para ampla concorrência e também reservadas com base na Lei de Cotas, de nº 12.711/2012.

A lista de aprovados pelo Sisu deve ser divulgada no dia 28 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados ainda poderão manifestar interesse nas vagas remanescentes pela lista de espera, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.

Texto: Mylena Rocha e Crislaine Oliveira