Até dia 19 de junho professores e técnicos administrativos podem submeter propostas para desenvolver ações de cultura na UFMS. Serão aceitas propostas que contemplem projetos culturais ou constituição de grupos estáveis de cultura. As submissões devem ser feitas até o dia 19 de junho no Sigproj. “Nosso objetivo é permitir uma vivência artística para acadêmicos e servidores, com alto nível intelectual e técnico. Não fazemos distinção entre as diversas manifestações, quer sejam populares ou eruditas, mas acreditamos que as manifestações populares precisam estar conectadas ao que há de clássico na tradição”, comenta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes.
Serão investidos até R$ 140 mil reais, sendo R$ 100 mil destinados à concessão de bolsas para acadêmicos de graduação e R$ 40 mil reais para recursos de custeio. “Nesse edital, buscamos selecionar projetos que atendam, principalmente, a comunidade interna. Mas, com esse edital, já alcançamos a comunidade externa, pois ele permite a organização e ensaio de grupos de teatro, dança, canto, arte circense, que além de se apresentarem na Universidade, acabam fazendo apresentações ao público externo e acabamos alcançando milhares de pessoas”, ressalta Fernandes. Os projetos devem ser executados entre os meses de agosto a dezembro deste ano.
Ao elaborar a proposta é importante observar os limites financeiros para cada modalidade. Por exemplo, projetos propostos pela primeira vez (inéditos) há um limite de até R$ 4 mil; para os já existentes e apoiados anteriormente, o limite é de até R$ 8 mil; e para programas, grupos ou acervos culturais estáveis, o limite é de até R$ 30 mil. Os projetos culturais devem ser restritos às áreas de música, teatro, circo, literatura, audiovisual e artes visuais. “Temos muito interesse em projetos que proporcionem trocas de conhecimentos também, como mostras de cinema, de fotografias, oficinas de desenho, por exemplo”, explica o pró-reitor.
Cada coordenador pode submeter até duas propostas, desde que tenham objetivos distintos. É permitido ao coordenador buscar parcerias com instituições públicas e privadas, desde que observados os ritos institucionais e a legislação vigente, para melhoria da qualidade artística e técnica dos projetos. “Para a instituição o edital é duplamente importante, pois permite a formação dos estudantes e servidores dentro da vivência artística e também a circulação desses conhecimentos à toda a comunidade acadêmica”, diz Marcelo. “Dentro das recomendações de biossegurança, tenho certeza que conseguiremos manter a arte e a cultura vivas na Universidade”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas no edital abaixo ou pelo e-mail dipar.proece@ufms.br .
Texto: Vanessa Amin