Universidade Aberta à Pessoa Idosa realiza atividades em alusão ao Dia Internacional do Idoso

O Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), em parceria com a Secretaria de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, começou a programação do ciclo de oficinas Retratos do Tempo nesta segunda-feira, 14, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. As atividades serão realizadas até o dia 21, na Cidade Universitária.

“O objetivo geral do evento é promover a interação social e a expressão criativa das pessoas idosas, através do registro fotográfico, a fim de que seja possível prestigiar e valorizar o olhar da pessoa idosa sobre as suas vivências cotidianas. Além de envolver essas pessoas no alcance de políticas públicas e na garantia de direitos, contribuindo para a saúde, bem-estar e educação de qualidade e também para redução de desigualdades”, explica a coordenadora do Programa e professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Camila Guimarães Polisel.

A programação é composta por três oficinas, sendo a primeira realizada no dia 14 com o tema O tempo, o corpo e eu: percebendo a autoimagem e a autonomia da pessoa idosa, ministrada pela professora do Programa de  Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados na UFMS e no Hospital São Julião, Socorro Pompilho. Do dia 15 a 18, será realizada a oficina Olhar Fotográfico na Maturidade, ministrada pelo fotógrafo profissional, publicitário e web-designer, Bolívar Porto. A última oficina, intitulada Caminhabilidade: conectando pessoas a lugares, vivências e movimento, será realizada no dia 21 pela professora especialista em acessibilidade cultural e audiodescritora, Ivone Ângela, na sala de aula da Unapi, localizada no Complexo EaD e Escola de Extensão, no setor 3 da Cidade Universitária.

De acordo com a coordenadora, ao final do evento, a Secretaria de Estado de Cidadania de Mato Grosso do Sul irá utilizar as fotografias realizadas na oficina Olhar Fotográfico na Maturidade para realizar uma exposição externa com as melhores imagens feitas.

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e a Distância

Fotos: Arquivo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa