Unidade móvel do Hospital do Amor realiza exames de mamografia na Cidade Universitária

Até a próxima sexta-feira, 14, a unidade móvel do Hospital do Amor estará na Cidade Universitária para realização de 269 exames de mamografia. Os agendamentos foram realizados previamente e vão atender estudantes, servidoras, colaboradoras terceirizadas e comunidade externa, desde que tenha entre 40 e 69 anos. A ação é fruto de parceria entre a UFMS, por meio das pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e Assuntos Estudantis (Proaes), do Instituto Integrado de Saúde (Inisa), e o Hospital do Amor. “Uma abençoada semana a todos! São 35 mil pessoas na comunidade universitária e precisamos instituir cada vez mais ações em prol da saúde. Agradeço a todos os gestores e diretores de unidades envolvidos nessa atividade e queremos, muito em breve, estendê-la para os municípios onde estão instalados nossos câmpus”, falou o reitor Marcelo Turine.

Acompanhado da vice-reitora Camila Ítavo, eles visitaram o interior da carreta a fim de conhecer sua infraestrutura. “Queria fazer um agradecimento especial ao Inisa e à Clínica Escola Integrada pela iniciativa de trazer esse tesouro até nós. Um dos nossos desafios é estabelecer maior conexão entre as unidades e essa ação mostra que é possível. Quando cada um faz um pouco, temos sempre grandes resultados, principalmente, quando juntamos o amor, a dedicação, o carinho e a união em prol da UFMS. Para cuidar do outro, é necessário que cuidemos também de nós”, disse Camila.

“A mamografia é um exame importante e caro, nem todas dispõe de recursos para fazer. Ficamos felizes em poder oferecer à comunidade universitária e também à comunidade externa essa possibilidade de ter um serviço gratuito e de qualidade em nossa Universidade”, explicou diretor do Inisa Marcos Antonio Ferreira Júnior. “Começamos as conversas em janeiro. Abrimos um edital para agendamento interno e as vagas remanescentes foram rapidamente preenchidas pela comunidade externa. É uma alegria grande poder realizar uma ação que contempla a saúde da mulher. Estou muito grato a todos que tornaram isso possível”, ressaltou o coordenador da Clínica Escola Integrada Ramon Penha.

De acordo com Ramon, estão agendados em média 60 exames por dia, 30 no período da manhã e 30 a tarde. A ação conta ainda com o apoio da Pró-reitoria de Administração e Infraestrutura e integra os programas Se cuide, te amo: uma ação do coração da UFMS, especialmente Sou Mulher UFMS, Sou Idoso UFMS e Universidades Promotoras de Saúde.

“Gostaria de agradecer ao Hospital por esse ato de amor a nossas mulheres, em especial às servidoras e colaboradoras terceirizadas e à reitoria pelo apoio de sempre. Tenho certeza que será uma semana de muito sucesso e muita saúde”, destacou a pró-reitora de Gestão de Pessoas Gislene Walter da Silva. “Parabéns ao Inisa e a Clínica por mais uma grande ação. Essa é uma oportunidade única oferecida às nossas estudantes, principalmente, porque caso haja alguma alteração indicada no exame haverá um acompanhamento imediato pela equipe do Hospital do Amor”, salientou o pró-reitor de Assuntos Estudantis Albert Schiaveto. “No Brasil, o câncer de mama é a primeira causa de mortes por câncer, a incidência é muito alta. O exame realizado pela unidade móvel do Hospital do Amor usualmente tem uma fila muito grande, então nós temos aqui a oportunidade de atender gratuitamente mulheres tanto da comunidade interna da universidade quanto externa, que se enquadram na faixa etária”, completou Ramon.

A aposentada Bernadete da Silva, de 64 anos, não fazia o exame desde 2019 e, hoje, era uma das pacientes agendada no período da manhã. “Achei muito bacana e importante essa ação. Depois dos 40 anos, precisamos fazer a mamografia com frequência, pois se tivermos algum problema, há possibilidade de descobrir e tratar rapidamente. Espero que todas venham participar”, contou. Laudelina Valdez, de 53 anos, já faz a mamografia usualmente há 6 anos. Ela é corretora e soube da iniciativa por sua irmã que faz a graduação em Psicologia na UFMS. “Quando minha irmã me contou, agendei rapidamente. Já conhecia a unidade móvel do Hospital do Amor, pois faço acompanhamento anual e, como moro aqui perto, decidi já aproveitar”, disse.

A unidade móvel do Hospital do Amor está estacionada em local próximo ao Inisa e Clínica Escola. O horário dos atendimentos é das 7h às 17h. “Na quinta e sexta-feira ainda há algumas vagas. Mas, é necessário agendar previamente pelo telefone”, alerta o coordenador da Clínica Ramon Penha. Para realizar o exame, as mulheres devem estar com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), a Cédula de identidade (RG), o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência. As que tiverem o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também devem levar o comprovante.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano