Últimos dias de inscrições para programa voltado a indígenas, mulheres e pessoas LGBTQIAP+

A UFMS, por meio do Câmpus de Aquidauana (CPaq), em parceria com a startup Descod Tech, promove o Programa Descodificadas, uma capacitação gratuita de desenvolvimento de competências socioemocionais que utiliza a programação como ferramenta de aprendizagem. A iniciativa oferece vagas para os povos originários, com inscrições abertas neste link, e para mulheres cis e transgênero e pessoas da comunidade LGBTQIAP+ do CPaq e do município de Aquidauana, com inscrições aqui.

Os participantes devem ter a partir de 16 anos e se inscrever de forma gratuita até este sábado, 24. O curso será realizado na modalidade à distância, com duração de dois anos. Os estudantes que não possuem equipamentos tecnológicos poderão utilizar o Laboratório de Informática do CPaq. 

A diretora do CPaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, conta que o Descodificadas é um projeto completo, pois além de desenvolver habilidades para mercado de trabalho, também trabalha aptidões emocionais que são essenciais aos participantes. “É a primeira vez que o Câmpus de Aquidauana oferece essa parceria com a Descod Tech, e sabemos que é um Programa que tem um resultado muito legal. O objetivo é que eles aprendam a programar, desenvolver sites, aplicativos, softwares e, ao mesmo tempo, trabalhar suas habilidades emocionais, já que são conteúdos que esse público não costuma ter acesso”, explica. 

Para o presidente da Descod Tech, Francisco Felinto, o Descodificadas é uma chance de explorar o mundo da tecnologia, codificação e desenvolvimento. “O Programa é gratuito, exclusivo para mulheres, pessoas LGBTQIA+ e povos originários a partir dos 16 anos, independentemente da formação anterior, com aulas on-line e divididas em quatro módulos de seis meses. Os participantes podem aprender no seu ritmo e se preparar para a carreira dos seus sonhos”, ressalta.

Texto: Nélida Navarro