Último dia para inscrição em processo seletivo para residências médicas

Nesta quinta-feira, 17, termina o prazo para inscrições no processo seletivo para candidatos portadores de diploma de Medicina a quatro novos programas de residência médica no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh): Anestesiologia, Patologia, Neurologia e Endocrinologia e Metabologia. As residências são oferecidas por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e a Faculdade de Medicina (Famed).

“A residência é uma etapa de especialização onde o profissional adquire conhecimentos através da prática da profissão, sendo assim uma grande oportunidade para aprimorarem suas competências, como prestar um cuidado integral, aprender a trabalhar em equipe, buscar novas alternativas e assumir responsabilidades com o usuário e com o serviço no qual está inserido. Atualmente temos 31 residências, com o oferecimento de 82 vagas, distribuídas para atuação em diversos campos da assistência à saúde, desde a atenção básica até áreas hospitalares de maior complexidade”, comenta a pró-reitora Maria Lígia Macedo.

A Propp é responsável por dar o suporte administrativo e técnico nos diversos processos que envolvem os programas de residência, em especial, executar a política dos Programas de Residência aprovada pelas comissões de residência e organizar, articular, supervisionar e acompanhar todos os Programas de Residência da UFMS.

“Pode se inscrever quem possui diploma de graduação em Medicina ou uma declaração de conclusão até 1º de março de 2022. Se aprovado, o candidato também precisa apresentar o registro no Conselho Regional de Medicina para matrícula, além dos outros documentos exigidos”, explica o diretor da Faculdade Marcelo Luiz Brandão Vilella.

De acordo com o diretor, a residência em Endocrinologia e Metabologia exige do candidato, como pré-requisito, certificado de conclusão de residência em Clínica Médica, as outras três têm acesso direto após a conclusão da graduação. “As residências em Endocrinologia, Neurologia e Anestesiologia tem duração entre dois e três anos. Em Patologia são dois anos de formação”, destaca.

A gerente de Ensino e Pesquisa do Humap-UFMS/Ebserh Ana Rita Barbieri Filgueiras comemorou a conquista. “Temos 21 residências médicas no Hospital e três uni e multiprofissionais. Agora, conseguimos o credenciamento desses quatro novos programas que se iniciam em 2022, para os quais existe uma grande demanda regional, o que representa uma conquista para a sociedade. É também uma grande conquista para o Hospital, pois as residências são fundamentais já que somos um hospital de ensino. Ao longo dos 46 anos de vida do Humap-UFMS/Ebserh modificamos significativamente o perfil da assistência e prestação de serviços em saúde em Campo Grande e em Mato Grosso do Sul. Reitero que nossa missão é trabalhar com o ensino, formar e qualificar profissionais da área”, destaca.

“Estamos buscando neste momento qualificar a assistência, pois entendemos que um hospital universitário é um grande ambiente de aprendizado. Cada atividade, procedimento, aqui realizados são voltados para o ensino e, por isso, procuramos fazer isso da melhor forma possível para que os estudantes e residentes realmente aprendam não apenas as melhores técnicas, mas também as habilidades interpessoais, o tratamento ético e cuidado com o paciente. Estamos cada vez mais envolvidos e entendemos que as competências dos que passam por aqui precisam ser completas”, completa a gerente.

Ana Rita ressaltou também a importância das graduações e residências na área de saúde para a existência do Hospital. “As residências, assim como as graduações em saúde, também são extremamente importantes para a existência e funcionamento do hospital, como parte da UFMS. Além disso, ao mesmo tempo, temos preocupação e fazemos grandes esforços para qualificar nossos servidores de forma permanente e por isso vimos melhorando os procedimentos e processos de trabalho que são voltados para a segurança dos nossos trabalhadores, bem como dos pacientes”, diz.

Como participar

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas, exclusivamente, no endereço eletrônico posgraduacao.ufms.br até as 17 horas de 17 de fevereiro (horário local). Antes de efetuar a inscrição é necessário criar uma conta no portal (clique aqui) e estar ciente de todas as informações contidas no edital de abertura. Para se inscrever é preciso: acessar a área de Inscrições Abertas do portal da Pós-graduação, clicar no programa de residência escolhido, selecionar a vaga pretendidas, preencher a ficha de inscrição, concordar com as normas do processo de seleção, confirmar os dados, digitalizar e anexar os documentos em formato PDF (lista disponível no edital). Os candidatos podem se inscrever em apenas um programa de residência.

O resultado das inscrições homologadas deve ser divulgado em 21 de fevereiro portal da Propp. A previsão de realização da prova objetiva é em 24 de fevereiro, às 13h30 (horário local) no prédio da Famed, localizado na Cidade Universitária, em Campo Grande. O resultado final e a convocação para matrícula on-line devem ser divulgados em 4 de março. Dúvidas e outras informações devem ser encaminhadas pelo e-mail seres.propp@ufms.br

 

Texto: Vanessa Amin