Em sua última edição, o Autocine UFMS realiza sessão neste domingo, às 18h, com a exibição do filme Nosso Lar e do vídeo clipe 2020 da Liga do Bem.
Nosso Lar é um filme brasileiro lançado em 2010, enquadrado nos gêneros drama e espiritismo, e escrito e dirigido por Wagner de Assis. O roteiro foi baseado no livro homônimo, de 1944, psicografado pelo médium Chico Xavier, sob a influência do espírito André Luiz. Sucesso de bilheteria, visto por mais de quatro milhões de pessoas nos cinemas brasileiros, tem no seu elenco o ator Renato Prieto, que faz o papel do personagem principal de André Luiz, além de renomados como Othon Bastos, Ana Rosa e Paulo Goulart, dentre outros.
Já a Liga do Bem é um grupo voluntário formado por mais de cem integrantes que se vestem de super-heróis para a promoção de assistência social. A Liga atua desde 2014 com visitas a hospitais, comunidades carentes, abrigos, asilos, instituições e entidades sociais, além de participar de eventos sociais. Os membros devem adotar um personagem (herói, figura de quadrinhos ou TV), produzindo com os próprios recursos seus figurinos. Todos realizam treinamento antes de ingressarem.
“Cada missão é especial e peculiar, para exemplificar a atuação do grupo é importante destacar as maneiras e posturas frente a cada situação, como por exemplo, a visita em asilos, para esta missão os heróis levam cremes e óleos para massagem nas mãos e pés dos idosos, enquanto ouvem suas histórias com atenção e lhes tratam com a devida dignidade a que todo ser humano necessita; em uma visita a um hospital, os enfermos são ouvidos, sempre lhes recebendo com um sorriso amigável e lá são prestadas a devida assistência emocional e mensagens de superação para que possam suportar a dificuldade que ora travessam, assim como atendemos situações delicadas e de vulnerabilidade onde para cada caso contamos com o socorro do próximo que está sempre disposto a ajudar”, segundo os organizadores. A Liga do Bem recebeu primeiro lugar no Prêmio Nacional de Inovação Comunitária, promovido pela Brazil Foundation, em Nova York, nos Estados Unidos, em 2016.
Não haverá distribuição de ingressos antecipadamente. Os interessados podem se dirigir diretamente ao Autocine UFMS, com pelo menos 30 minutos de antecedência, pois há limite máximo de carros. A reativação do Autocine UFMS foi possível por meio de iniciativa conjunta da UFMS e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Prefeitura de Campo Grande e da Fundação de Cultura/Governo de Mato Grosso do Sul, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Sesc MS.
Texto: Paula Pimenta