UFMS sedia Seminário sobre alfabetização na idade certa

Nos dias 1 e 2 de junho a UFMS realiza o Seminário do Pacto Nacional de alfabetização pela idade certa. O evento será no Glauce Rocha e no prédio da Secretaria Especial de Educação à Distância e formação de professores, nos períodos matutino e vespertino. O tema abordado será: Práticas, Registros e Memórias entre meninos(as), águas e peneiras: PNAIC e a Alfabetização em Mato Grosso do Sul.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

De outubro 2016 até junho de 2017, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em parceira com as Secretarias de Educação (Estadual e Municipal), realizou as formações e garantiu que tais objetivos fossem alcançados na busca de uma educação de qualidade para as crianças do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, oportunizando aos/as professores/as momentos de estudo, diálogo, reflexão e organização de uma prática pedagógica que possa privilegiar a apropriação do conhecimento de alfabetizar letrando, ou seja, ensinar e aprender a escrever e a ler a partir das práticas sociais da escrita e da leitura.

Assim, a proposta do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,  será um momento de apresentação e socialização das ações realizadas nos 76 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul em conjunto com a rede estadual de educação no ano de 2016, de Orientadores/as de Estudo e coordenação regional, estadual, Undime e local, na perspectiva de diálogo e reflexão da formação continuada em serviço.

O Seminário terá 24 horas que serão distribuídas em quatro momentos de estudo, diálogo e reflexão: Abertura – Mesa de Autoridades, Conferência, Palestra e Apresentação Cultural (8h); Apresentação de Pesquisas Acadêmicas sobre PNAIC/MS (4h); Apresentação de trabalhos (4h); Oficinas com temáticas sobre a prática do processo de alfabetização (8h).