UFMS participa de Audiência Pública na Assembleia

20161118_141526O Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, participou na tarde de hoje da Audiência Pública para debater a Medida Provisória 746/2016, em análise no Congresso Nacional, que trata da reforma do Ensino Médio.

A Audiência Pública foi proposta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), em conjunto com o senador Pedro Chaves (PSC-MS), membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Senado Federal, e relator na comissão mista que analisa a MP no Congresso Nacional.

O senador Pedro Chaves afirmou que aceitou relatar a Medida Provisória, desde que pudesse dialogar com a sociedade sobre as mudanças propostas. “Essa medida não será aprovada como veio do Planalto. Não será algo autoritário, por isso estamos ouvindo os representantes de classes, escolas, universidades, a sociedade. Sabemos que algo tem ser mudado, porque a avaliação do Ensino Médio atual é muito baixa”, afirmou.

Para o deputado estadual Junior Mochi essa é uma oportunidade rara de discutir um assunto que poderia estar restrito ao Congresso Nacional. “Ouvindo opiniões diversas sobre o tema, o senador Pedro Chaves terá melhores subsídios para trabalhar o seu relatório e apresentar as  medidas realmente necessárias”, disse.

O professor da UFMS que atua nas áreas de Educação e Psicologia, Antônio Carlos Osório, foi um dos palestrantes da Audiência Pública. “É bastante difícil e complexo entender o que é a escola hoje. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, enfrentamos problemas graves com a falta de professores formados em algumas áreas, o que obriga alguns docentes a lecionar em matérias para as quais não foram graduados”, disse.

20161118_150735Durante a palestra o professor apresentou alguns desafios que chegam com a reforma do Ensino Médio, como a nova concepção curricular, a modalidade integral que requer PPP e investimentos maiores em infraestrutura e recursos humanos, a formação de professores que atendam a base comum nacional e os itinerários formativos e alterações radicais das concepções das práticas pedagógicas de aprendizagem e avaliação.