A UFMS, em parceria com o Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul (APE) e o Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos que será realizada de 8 a 12 de junho, sexta-feira. Nesta edição, o tema é “Empoderando a sociedade do conhecimento”.
“Etse ano, o Arquivo Nacional, como forma de prevenção à Covid-19, propôs que as atividades fossem totalmente virtuais. Então, aqui na UFMS, nós criamos a página Arquivo Central UFMS, no Facebook, disponibilizando todo o material da programação”, explica a arquivista da UFMS, Debora Resstel Ribeiro.
Programação
Instituições de todo o país participam da ação planejando eventos especiais para a semana. Na UFMS, a programação inclui a Publicação da Exposição UFMS: 40 anos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo (1979-2019), que relata a trajetória da Universidade durante esses 40 anos de federalização, comemorados em julho do ano passado.
A primeira exposição de banners que retratam toda a trajetória da Universidade desde 1960, foi inaugurada durante a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), quando a UFMS foi palco do evento. “Feita a divulgação desse trabalho durante a Reunião da SBPC, a exposição circulou por alguns locais e agora nós vamos publicar todo o material na nossa página nas redes sociais e ficará aberta para quem quiser conhecer um pouco mais da nossa história”, comenta Debora.
Em parceria com o Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul (APE) e o Arquivo Histórico de Campo Grande (ARCA), a programação também integra publicações de materiais em vídeos divulgando conhecimento a respeito dos arquivos presentes em Mato Grosso do Sul.
Nesta segunda, a partir das 16h, a UFMS também participa da Mesa Temática: Gestão de Arquivos no século XXI: acesso da sociedade ao conhecimento. O evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook Arquivo Central UFMS e pelas redes sociais dos parceiros.
Para a arquivista Debora Resstel Ribeiro, a vantagem de o evento ser on-line, é o de aproximar todos os tipos de públicos interessados em conhecer o trabalho dos arquivos do Brasil. “ O evento, de forma virtual, tem o alcance bem maior do que os presenciais. Pessoas de todos os locais poderão ter acesso ao material do arquivo. Com isso, nós conseguimos disseminar nosso acervo. Eu costumo falar que, de nada adianta termos um acervo organizado, variado e com tanto conhecimento e informação, se não pudermos divulgar e compartilhar essa informação com todos”, ressalta.
Para participar da 4ª Semana Nacional de Arquivos, basta curtir a página do Facebook Arquivo Central UFMS, e acompanhar as publicações durante a semana. Após o evento, a intenção é continuar com a divulgação do acervo nas redes sociais.
De abrangência nacional, o evento é organizado pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa Rui Barbosa, e acontece em alusão ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho, ambos estabelecidos pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).
A programação completa da 4ª Semana Nacional de Arquivos na UFMS, pode ser conferida aqui.
Texto: Bárbara Menezes