UFMS firma Acordo de Cooperação com Superintendência Regional do Trabalho

Na tarde de ontem, 5, foi assinado um Acordo de Cooperação para concessão de práticas jurídicas, entre a UFMS, assinado pelo Reitor, professor Marcelo Turine, e o Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MS), assinado pelo Superintendente, Vladimir Benedito Struck.

Também participaram da solenidade de assinatura a diretora da faculdade de Direito (fadir), professora Ynes da Silva Félix, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Aurélio Tomaz da Silva Briltes e acadêmicos do curso de Direito da UFMS.

O objetivo do Acordo é a conjunção de esforços para proporcionar a prática jurídica aos acadêmicos nas unidades da Superintendência, nos municípios onde a UFMS oferece o curso de Direito: Campo Grande, Corumbá e Três lagoas.

Turine enfatizou que o objetivo maior da gestão é fortalecer parcerias para melhorar, na prática, a formação doa acadêmicos.

A diretora da Fadir acredita que a atuação da prática em buscar a solução do conflito antes de entrar com uma ação é muito positiva para os acadêmicos. “Na maioria das vezes, basta uma orientação”, explica Ynes.

Para Struck, uma consultoria jurídica dentro da SRT/MS vai proporcionar aos acadêmicos o exercício, na prática, de conhecer quais os principais problemas entre o trabalhador e o empresário. “O acadêmico, conhecendo os problemas, vai perceber que nem tudo precisa ser litigado, e, assim, poderão orientar o trabalhador”, avalia.

Os acadêmicos serão acompanhados por um professor da UFMS noa atendimentos que serão realizados no espaço que será disponibilizado na estrutura do SRT/MS, que também terá uma unidade móvel na UFMS, uma vez por mês, para a emissão de carteiras de trabalho. “A UFMS é a primeira Universidade no país a firmar um acordo nesses moldes, com a Superintendência Regional do Trabalho”, afirmou Struck. O início das atividades deve acontecer nos próximos 30 ou 40 dias.