UFMS e CMO reafirmam acordo de cooperação para oferta de estágio

Nessa quinta-feira, 10, a UFMS e o Comando Militar do Oeste (CMO) celebraram acordo de cooperação específico para a realização de estágio obrigatório. A parceria terá duração de mais cinco anos, e, por meio dela, os estudantes de graduação da Universidade poderão aplicar na prática, junto ao CMO, os aprendizados obtidos em sala de aula.  Os estudantes serão encaminhados  para o estágio, conforme as  demandas solicitadas pelo Comando.

Para o  reitor Marcelo Turine, o acordo agrega não só para a vida acadêmica dos estudantes, como também para a UFMS. “É um programa de estágio para todas as áreas do conhecimento, junto ao Exército, que nos dá essa força de agregar,  ensinar os nossos alunos e colocar as oportunidades. É uma conexão entre o ensino, a pesquisa, a extensão e um grande parceiro, que é o Comando Militar do Oeste”, explica.

 

O coronel José Roberto Queiroz, representante do CMO, relata que o acordo é importante para a formação dos futuros profissionais. “Estamos bastante felizes porque estamos renovando este acordo de cooperação extremamente importante para o CMO. Ter os jovens com a gente e colaborar para a formação dos futuros profissionais, que amam o que fazem. E essa integração com a Universidade, ela é duradoura e certamente, de muito sucesso”.

A professora do curso de Nutrição da UFMS Deise Bresan, presente na reunião, disse que, a cada semestre, são enviados, em média, 12 estudantes de três áreas da Nutrição.  “A  gente consegue fazer no Comando Militar do Oeste estágio da área clínica, de nutrição clínica, de alimentação coletiva, que é a parte de produção de refeições, e também de ciências dos alimentos.  Então, é um campo que para nós, hoje, bem importante porque acaba abraçando uma quantidade grande de alunos”, relata.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação da Universidade (Aginova), Saulo Gomes Moreira, avalia o acordo com importante para o desenvolvimento da instituição. “Por meio dessas parcerias, a UFMS potencializa as suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação, contribuindo para que os resultados gerados sejam ainda mais positivos”. O diretor relata ainda que foram celebradas 164 parcerias com outros setores da sociedade, só no ano passado 2021.

Texto: Crislaine Oliveira

Fotos: Leandro Benites