UFMS, com toda sua história, trabalha com ciência, segurança e olhar humano

A partir de hoje, o Ensino Remoto de Emergência adotado pela UFMS, que estava prorrogado até o dia 11 de maio, fica prorrogado automaticamente até o término do semestre 2020/1, se autorizado pelo MEC. Todas as decisões tomadas pela UFMS demonstram que a Universidade segue as orientações dos órgãos sanitários referente ao distanciamento social e a garantia do direito à educação superior para os jovens universitários, como preconizado pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), no parecer n° 5/2020.

Como já informado anteriormente, não há uma data de retorno às atividades presenciais. Cada unidade fará o Plano Local de Biossegurança e avaliará a necessidade de atividades presenciais indispensáveis, de acordo com as recomendações e condições de cada município.

A portaria publicada hoje permite a continuidade das turmas, determina um estudo relativo à extensão do calendário até 1º de agosto, para que atividades possam ser finalizadas pelas unidades que assim necessitarem, protege os estudantes, garantindo o percurso no ensino superior, autoriza a concessão de auxílios pata atendimento dos estudantes vulneráveis e, caso, apesar de todas as medidas adotadas , esse momento seja impactado por variáveis externas à UFMS, a Universidade ainda permitirá a alteração de matrícula até dia 1º de junho.

“Esse é um momento difícil para a humanidade, mas é um momento único em que devemos seguir pelo caminho da união e do entendimento. Nossa equipe de professores e técnicos é maravilhosa, está se esforçando imensamente, estamos trabalhando muitas vezes mais, assim como nossos estudantes também estão se dedicando muito mais. Estamos demonstrando a importância da Universidade Pública, do cuidar das pessoas. A sociedade tem percebido que o investimento que a UFMS recebe tem sido retribuído com ciência, formação cidadã e consciente, sempre baseado na ciência e nas decisões pautadas por indicadores e gestão de risco”, afirma o reitor Marcelo Turine.

Todas as decisões foram baseadas ao avaliar a infraestrutura de tecnologia da UFMS, o acesso pelos professores e estudantes, o andamento de cada disciplina e as ações para atendimento daqueles em dificuldades.

Nos três anos da atual gestão da UFMS várias ações foram desenvolvidas no sentido de ampliar e fortalecer as plataformas tecnológicas, destacando-se a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), emissão de documentos on-line, rematrícula on-line, identidade estudantil on-line, aplicativos “SouUFMS”, Agenda Docente, Registro de Frequência Biométrico Eletrônico (RMO), melhorias e integrações do Sistema Acadêmico da Graduação (Siscad) e da Pós-Graduação (Sigpos) com outros sistemas estratégicos, incluindo a modernização do ambiente AVA Moodle, a parceria com a Google por meio do programa Google For Education, que possibilitou a todos os servidores e estudantes ter acesso às contas institucionais (@ufms.br) dentro da plataforma GSuite, que inclui aplicativos da Google (Gmail, Classroom, Meet, Drive, entre outros), permitiram o funcionamento da Universidade tanto em nível administrativo quanto acadêmico neste cenário da Covid-19.

Veja a íntegra da portaria:

Download (PDF, 161KB)

 

Texto: Rose Pinheiro