UFMS amplia assistência estudantil

Desde o ano passado, a UFMS tem investido na ampliação e melhoria da assistência estudantil. Um dos maiores exemplos é que, desde 2017, os auxílios estudantis podem ser acumulados com bolsas, como as dos programas PIBIC, PIBID, monitoria, extensão, cultura, PET, entre outros. Além disso, este é o segundo ano em que os estudantes recebem 12 meses de benefícios, incluindo o período de férias.

Outra melhoria no programa de assistência estudantil é que o aluno beneficiário não precisa mais cumprir 12 horas de atividades semanais junto a docentes para o recebimento dos auxílios. O beneficiário deve estar inserido em projetos da universidade e apresentar bom desempenho e frequência nas disciplinas.

As ações de assistência estudantil também foram ampliadas. A bolsa permanência passou a ser auxílio-permanência e foram criados auxílios para creche e moradia. Ontem, 14, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) publicou o resultado preliminar do processo seletivo de discentes para os programas oferecidos em 2018.

De acordo com o Artigo 45 da Resolução COUN nº 8/2017, os acadêmicos podem ser desligados dos programas caso não atendam aos critérios estabelecidos. Ontem a PROAES também divulgou o edital nº 5/2018, que trata sobre o desligamento de acadêmicos em relação aos auxílios estudantis. Tanto na seleção quanto no desligamento, os estudantes têm três dias para interposição de recursos. O resultado final deverá ser divulgado no dia 23 de março. Os acadêmicos desligados receberam o último benefício referente ao mês de dezembro/2017, que foi pago em janeiro de 2018.

Conforme nota de esclarecimento sobre os recursos financeiros da UFMS, publicada no dia 13/3, a universidade já realizou todos os procedimentos para o pagamento das despesas, inclusive o pagamento dos bolsistas, mas depende de liberação de recursos do Ministério da Educação, o que deve acontecer nos próximos dias.

A UFMS tem priorizado as ações de assistência estudantil com o objetivo de incentivar a formação dos acadêmicos da instituição.

Para mais informações, entre em contato com a PROAES – https://proaes.ufms.br/