Quando pensamos na nossa Universidade, diversas imagens vêm à mente: o Monumento Símbolo, os estudantes, as salas de aula e tudo que está relacionado ao ensino. Para que a UFMS possa cumprir sua função, o trabalho dos servidores, colaboradores e estudantes é essencial e este é o tema da campanha Eu Respeito de maio, com atividades previstas para todos os Câmpus.
No dia 6, haverá a cerimônia de posse dos professores ingressantes e, no dia 16, a de técnicos-administrativos. Ambas serão realizadas no Teatro Glauce Rocha, às 8h.
Na UFMS, as mulheres estão presentes em diversos setores, como na administração, nas salas de aula ou nos laboratórios. Para homenagear as servidoras, estudantes e colaboradoras que também são mães, será produzido um vídeo especial pela TV UFMS em comemoração ao dia delas, 8 de maio.
Ainda com foco no trabalho, a Universidade promove o workshop Carreira do Servidor Público, no dia 16. A palestra será realizada no Teatro de Bolso, na Cidade Universitária, e abordará o plano de carreira dos cargos técnico-administrativos e do magistério superior.
No dia 20, a Universidade presta homenagens a profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, com a entrega do Título Doutor Honoris Causa para a professora Eliza Emilia Cesco, o professor Detlef Hans Gert Walde e o advogado e ambientalista Roberto Luiz Leme Klabin. O evento será realizado no Teatro Glauce Rocha, às 9h.
A programação também inclui apresentação do Movimento Concerto, que busca democratizar o acesso à música erudita. O Teatro Glauce Rocha recebe a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande no dia 25 de maio, às 20h, participação especial da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul e transmissão ao vivo para todos os Câmpus pelo canal da TV UFMS.
Na mesma semana, a UFMS desenvolve atividades para fomentar a prática esportiva. Entre os dias 23 e 28 de maio, será realizada a Semana Mais Esporte, com competições, oficinas, minicursos e palestras sobre assuntos relacionados à área. As atividades acontecerão nos locais que possuem os cursos de Educação Física, como a Cidade Universitária e o Câmpus do Pantanal, em Corumbá.
A preocupação com a saúde do corpo também é voltada para os servidores. A partir da segunda quinzena do mês, estão previstas atividades do projeto de Ginástica Laboral, prática que visa evitar lesões causadas por esforços repetitivos.
O mês também é marcado pelo movimento Maio Amarelo. Durante o período, o Monumento Símbolo ficará iluminado na cor amarelo em alusão à campanha de conscientização no trânsito. Com esse foco, a UFMS lança o “Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito”, numa parceria especial com a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul e o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran MS).
O programa Mais Cultura da UFMS segue com circulação nos Câmpus ao longo de todo o mês de maio. Os Câmpus de Ponta Porã, Naviraí e Coxim recebem o show do Trio de Violoncelos, que mistura canções clássicas com gêneros mais populares, como o rock. O projeto Viola Pelo Mundo também continua o tour pelos municípios, com a apresentação do músico Marcos Assunção nos Câmpus de Ponta Porã, Naviraí, Paranaíba, Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá. O projeto encerra o ciclo de apresentações no Teatro Glauce Rocha, na Cidade Universitária. Confira a programação.
A cultura também está presente na programação da TV UFMS. No programa Todas as Artes deste mês, você vai conhecer um pouco do trabalho do músico Marcos Assunção, que percorre os Câmpus da UFMS com o projeto Viola para o Mundo.
No dia 26 de maio, os programas Sou Mulher e Sou Idoso UFMS promovem um workshop sobre orçamento e finanças. O evento é voltado para servidores e estudantes, com temas como a importância da educação financeira e o uso consciente do dinheiro.
O inverno se aproxima e a Universidade desenvolve ações com foco na solidariedade. A Biblioteca Central da Cidade Universitária recebe a campanha de doação de roupas. As peças arrecadadas serão destinadas a uma instituição filantrópica.
Acompanhe as redes sociais, o Portal UFMS.br, a TV UFMS e a Rádio Educativa UFMS 99.9 para saber os detalhes de cada atividade da campanha – e participe!
Eu Respeito!
UFMS, a nossa Universidade!
Texto: Mylena Rocha