Times Enactus UFMS se destacam em competição com projetos de empreendedorismo social

Os Times Enactus UFMS foram indicados para uma competição nacional de empreendedorismo social. Os times da Cidade Universitária e do Câmpus de Aquidauana (CPaq)  receberam indicação nas categorias revelação e Liga Rookie do Encontro Nacional Enactus Brasil. A competição será realizada entre os dias 19 e 21 de julho, em São Paulo.

A Enactus é um movimento mundial que tem como foco as ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes. O movimento é recente na UFMS e teve as ações institucionalizadas no ano passado, a partir de um programa de extensão com o objetivo de criar, organizar, dar suporte e monitorar os Times Enactus UFMS.

Até o momento, a Universidade tem seis times reconhecidos pela Enactus Brasil e três em desenvolvimento. O coordenador do programa, Geraldino Carneiro de Araújo, explica que as equipes da Cidade Universitária e do Câmpus de Aquidauana aceitaram o desafio de concorrer ao prêmio da Liga Rookie do evento, destinado a times iniciantes.

O time da Cidade Universitária se destacou na competição com o projeto Aquaponactus – Produção Integrada de Peixes e Hortaliças. O time do CPaq que conseguiu avançar as etapas até a final, com o projeto Ituketi – Rede de Apoio ao Empreendimento Indígena do Pantanal. Além disso, as duas equipes receberam a indicação e estão no Top 3 de Time Revelação de 2023 pela Enactus Brasil.

“Apenas pelo fato de avançarmos na competição diz muito para a nossa Instituição e para nossos times. Diz que estamos no caminho certo, desenvolvendo o empreendedorismo social e gerando impacto socioambiental. Ainda temos muito que avançar, e iremos avançar!”, ressalta o coordenador.

A professora conselheira do time do CPaq, Mariana Euflausino, reforça a importância da conquista. “Estamos extremamente orgulhosos do reconhecimento que recebemos da Enactus Brasil. Nosso objetivo sempre foi impactar positivamente a vida das pessoas em nossa comunidade, e essas duas indicações nos incentivam a continuar trabalhando. Vale destacar que a abordagem de desenvolvimento do Time Enactus permite que os nossos estudantes vivenciem experiências práticas de gestão, entre acertos e erros, inovam e encontram caminhos para desenvolverem suas ações, o que contribui para a formação pessoal e profissional dos nossos estudantes”, detalha.

A estudante do curso de Administração do CPaq e líder do time, Roseana Sales, citou a alegria em ver a equipe como finalista na categoria revelação e na Liga Rookie. “Estamos positivos em trazer um dos prêmios, pois, apesar de novo, realizamos muitas ações e estamos nos conectando com muitas pessoas, o que é ótimo para todos os estudantes integrantes do time. Estou na torcida para ganharmos não só pelo time, mas principalmente pela comunidade indígena”.

Outro destaque no evento é que a UFMS tem uma docente no Top 3 Professores do Ano 2023. A categoria reconhece professores que assumiram o papel de conselheiros em um Time Enactus e a indicada foi a professora do Câmpus de Naviraí, Sibelly Resch. “Estou muito feliz pela indicação ao Top 3! É muito bom poder fazer parte dessa rede. […] Essa indicação também repercutiu muito positivamente entre os alunos e os estimula a trabalhar ainda mais pelos projetos que a gente tem desenvolvido. Ao mesmo tempo, reafirma o nosso compromisso em trabalhar com o empreendedorismo social, com o desenvolvimento das competências e práticas para os estudantes, além de ajudar as nossas comunidades”, diz a professora.

O coordenador do programa destaca que Mato Grosso do Sul tem conquistado espaço junto à Enactus Brasil. “Antes, com ações isoladas, não tínhamos visibilidade. Hoje, estruturados e com o suporte da UFMS, temos reconhecimento”, conclui.

Texto: Mylena Rocha, com informações de Samuel Rodrigues (bolsista do Câmpus de Aquidauana)

Fotos: Arquivo/Programa de extensão Times Enactus UFMS