Termina nesta semana o prazo para submissão de propostas para novos programas de pós-graduação na UFMS

Os dirigentes das Unidades da Administração Setorial (UAS) têm até sexta-feira, 18, para submeterem ideias para a criação de novos cursos ou programas de pós-graduação na Universidade. A apresentação das propostas deverá ser feita pelo Sistema de Informações e Gestão de Projetos (SIGProj). 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Rodrigues Macedo, explica que, inicialmente, os projetos serão analisados pela Propp. Em seguida, as sugestões passarão por uma nova seleção. “Os melhores programas, com as melhores equipes, serão avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no último processo de escolha”, afirma. 

Serão analisadas propostas integradas de mestrado e doutorado acadêmicos; de doutorado acadêmico para programas que já possuem o mestrado ou que contam apenas com o doutorado; de mestrado e doutorado profissional, quando demonstradas parcerias institucionais; e de mestrado e doutorado acadêmico em rede, para adesão a programas já existentes. 

Para a pró-reitora, a apresentação de ideias para novos cursos ou programas reforça a importância da pós-graduação na Universidade. “Nossos programas objetivam formar profissionais com nível de excelência, dotados de uma visão crítica e sensível sobre a realidade e as demandas sociais do país. Formamos pessoas capazes de desenvolver ações voltadas para o bem comum, com integridade, responsabilidade e criatividade”.

Para a submissão, as propostas deverão estar adequadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade, além do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). A Propp só considerará a criação caso não exista um outro curso ou programa na mesma área em andamento na UFMS. Atualmente, a Universidade tem 47 cursos de mestrado e 21 de doutorado.

A sugestão deverá ser apresentada via SIGProj pelo dirigente da Unidade. Para a submissão, o dirigente deve apresentar a justificativa para a criação do curso ou programa; a resolução do Conselho da Unidade com manifestação favorável à criação e indicando que, em caso de aprovação pela Capes, a coordenação pode ser assumida por um  integrante do corpo docente que já tenha exercido outra função de coordenação de curso na UFMS; e o projeto e a autoavaliação da Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN).

O resultado preliminar da análise será publicado no dia 7 de março, enquanto o resultado final está previsto para o dia 15. A divulgação das propostas aptas para cadastro na plataforma Sucupira da Capes deve ocorrer até 8 de abril.

Confira o edital para mais detalhes:

Download (PDF, 240KB)

Texto: Mylena Rocha