O projeto SomTeiner inaugura oficialmente amanhã, dia 15, as cantinas instaladas em quatro pontos estratégicos da Cidade Universitária: Cantina do Lago, Cantina do Multiuso, Cantina da Clínica e Cantina da Concha. No período da manhã e no final do dia, o trio AOA e a Trupe Dell’Arte farão apresentações culturais com músicas regionais, além de MPB, Pop/Rock e Reggae.
O trio AOA é composto pelos músicos Kemer de Almeida (teclado, sopros e voz), Rodrigo Ocampos (violão e voz) e Vitor de Abreu (percussão e bateria), e, contará com a participação especial do músico Rafael de Oliveira. O grupo já tem um ano de atividades musicais e intervenções culturais pela cidade de Campo Grande e em especial na UFMS. A Trupe Dell’Arte é um projeto de cultura formado por dois professores, um técnico administrativo e cinco alunos de graduação. O objetivo é promover apresentações artístico-culturais regulares voltadas para a diversidade cultural e a linguagem teatral.
A ideia das cantinas nasceu no final do ano passado com a proposta de oferecer um serviço diferenciado e acessível para toda a comunidade acadêmica. A licitação (pregão eletrônico 08/2018) para exploração do espaço de 60 m², com uma área à frente para mesas e cadeiras, prevê a padronização do ambiente e um cardápio mínimo especial, composto por suco de laranja, misto quente, sanduíche natural, café e salgado, entre outros produtos.
A acadêmica Roberta Martins de Freitas, do curso de Jornalismo, gostou da novidade. “As cantinas trazem lanches muito bons e com preços acessíveis. Além disso, estão em locais onde antes havia pouca opção”, disse.
A iniciativa foi tão bem recebida que em breve será instalada a Cantina Animal, ao lado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, e está em estudo a expansão para outros locais, como a Cantina Auto Cine, próxima da Unidade 6. “Em pouco tempo da abertura, o resultado já surpreendeu positivamente. Foi rápido demais”, afirma o pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Augusto Malheiros.
No ambiente das cantinas também foi proposta uma nova iluminação e a revitalização do local. Os novos espaços de alimentação são voltados para atender a demanda atual, de aproximadamente 11 mil pessoas por dia, mas também como preparativo para a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que será realizada em julho de 2019 na Cidade Universitária.