Sistema deve ajudar a melhorar alocação de recursos nas universidades

Criar um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) e aplicar um modelo de seleção de portfólio de projetos para a alocação de recursos nas universidades públicas brasileiras. Essa é a proposta do projeto de extensão que está sendo desenvolvido pela professora do curso de Engenharia de Produção da UFMS Carolina Lino Martins.

Também participam do desenvolvimento do projeto, chamado de “Design de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD) para a Alocação de Recursos em Universidades Públicas no Brasil”, uma aluna de graduação da Engenharia de Produção, dois professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE, Adiel Almeida e Danielle Morais, e a professora da Université Toulouse 1 Capitole (França) Pascale Zaraté.

“A ideia surgiu durante meu Doutorado na UFPE e veio da necessidade de se ter um sistema para apoiar os tomadores de decisão no processo de alocação de recursos. As dificuldades dizem respeito aos modelos que cada universidade pública considera para alocar esses recursos, considerando critérios e pesos variados, além das diferentes opiniões que cada decisor tem ao definir tais parâmetros”, explica a professora Carolina Lino Martins.

O Sistema de Apoio à Decisão (SAD / Decision Support System – DSS)  será um sistema de informação baseado num computador que irá auxiliar os decisores no uso de dados e modelos para resolver problemas não estruturados ou semi-estruturados. “Vale ressaltar que o modelo considerado será baseado num modelo de seleção de projetos de portfólio”, afirma a professora.

Os executores do projeto estão na fase inicial da pesquisa, desenvolvendo toda a parte de desenho e definindo como esse sistema será composto.

De acordo com o projeto, o Design do SIAD irá consistir, primeiramente, em criar, desenvolver e analisar possíveis cursos de ação para o caso. Envolverá o processo de compreensão, gerar soluções e testar soluções factíveis para o caso.

“O problema de alocação a ser estudado é visto como um problema de seleção de portfólio de projetos ou problema orçamentário, uma vez que envolve a seleção de um conjunto de projetos, a definição de prioridades, recursos escassos e levando em consideração algumas restrições dadas pelo contexto. Entre as possíveis restrições do caso, a mais comum é o orçamento, limitando o portfólio pela soma dos custos dos projetos que irão compor o mesmo e considerando os procedimentos de alocação de recursos estabelecidos pelas universidades públicas brasileiras”, completa.

Inicialmente, não há proposta de se comercializar o SAD. Segundo Carolina, “Tudo irá depender dos resultados que forem encontrados. Mas o objetivo geral do projeto não é esse”.

De forma geral, afirma a professora de Engenharia de Produção, espera-se, com o resultado da pesquisa, que os tomadores de decisão envolvidos no contexto do estudo possam tomar decisões de maneira mais segura e confiável, no intuito de reduzir incertezas relacionas ao processo.