Servidores irão atuar na coordenação de polos associados à UAB

O resultado final da seleção de coordenadores de polo associado à Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFMS) pode ser consultado neste link no site da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead). Foram aprovados servidores da Universidade que atuam em Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.

O chefe da Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), Hercules da Costa Sandim, explicou que entre 2017 e 2018, por meio de parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em articulação pela Sead, a UFMS cadastrou e habilitou todos os seus câmpus e a Cidade Universitária em Campo Grande para atuarem como polo de apoio presencial em cursos a distância da UAB. Por conta da estrutura dos polos pertencerem à própria UFMS, estes polos são chamados de polos associados.

Agora, com a liberação de recursos da Capes, serão implantados três cursos de especialização lato sensu no segundo semestre de 2020 e um curso de graduação tecnólogo em 2021. “Para que estes cursos possam funcionar nestes polos associados, é necessário estabelecer organização de logística e de infraestrutura. O primeiro passo é a definição dos coordenadores de polo, responsáveis por organizar e manter o polo em funcionamento. Eles são importantíssimos para articular os interesses educacionais dos cursos EaD da UAB em seu relacionamento direto com os mantenedores dos polos, que no caso são os diretores de unidade e a própria UFMS”, informou o chefe da Sead.

A atuação dos coordenadores terá caráter temporário e na condição de bolsista da Capes. Entre as atribuições estão: o apoio às ações gerenciais e acadêmicas da Capes e da UFMS; a coordenação de todas as ações administrativas do polo; o diálogo e contato com os professores, tutores, coordenadores de curso, assistentes à docência e estudantes; a articulação para garantir a qualidade da infraestrutura disponível para as atividades do polo; o planejamento dos cursos com análises das demandas do município e a coordenação de eventos de integração.

 

Texto: Ariane Comineti