A comunidade acadêmica da Cidade Universitária, em Campo Grande, agora pode ser testada caso apresente sintomas de infecção pelo novo coronavírus. Estudantes, professores, técnicos-administrativos e funcionários terceirizados devem solicitar a testagem pelo formulário disponível em link.ufms.br/solicita_testagem.
Para preencher o formulário é necessário estar logado com o Passaporte UFMS e inserir informações de identificação, quais os sintomas e quando eles começaram. Somente serão testadas as pessoas que apresentarem sintomas compatíveis com Covid-19.
Apesar da ação ser aberta a todos, será dada prioridade a quem está atuando presencialmente no campus. “Esta demanda surgiu principalmente da necessidade de cuidados com nossos estudantes e servidores que estão realizando atividades presenciais imprescindíveis na UFMS, obedecendo os Planos de Biossegurança da instituição e da unidade setorial, mas que mesmo assim apresentam risco de contrair ou contagiar outras pessoas no ambiente institucional”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Albert Schiaveto de Souza.
O teste oferecido pela Universidade é o RT-PCR, que coleta secreção nasal e orofaríngea por meio de swab (haste flexível longa), e é considerado o mais acurado na detecção do vírus Sars-Cov-2, causador da doença. As coletas estão sendo feitas no prédio da Unidade 9 da Faculdade de Medicina (Famed) e acontecerão pelo tempo que for necessário.
Segundo o pró-reitor, o laboratório de testagem LabDip, da Famed, reservou em sua agenda 30 testes diários exclusivos para a comunidade universitária. O agendamento é feito de acordo com as prioridades estabelecidas pela ação, que levam em consideração o risco da doença para a pessoa.
Denominada “LAB-CAMP – diagnóstico molecular de Sars-Cov-2”, a iniciativa foi criada como parte do programa Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS durante a Covid-19, com colaboração do Comitê Operativo de Emergência (COE), e tem o objetivo principal de ofertar os exames de maneira oportuna, com segurança, transparência e qualidade. “Esta ação envolve servidores da Proaes e da Progep, além de também envolver estudantes estagiários da UFMS, em um esforço mútuo de atender as necessidades de nossa comunidade”, pontua Albert.
Acesse ufms.br/coronavirus e acompanhe as redes sociais institucionais para se informar sobre todas as ações de combate à doença promovidas pela Universidade.
Texto: Leticia Bueno