Servidores e colaboradores interessados em atuar nos cursos a distância devem se inscrever em banco de talentos

Servidores e colaboradores externos interessados em compor o banco de talentos dos cursos a distância da Universidade podem se inscrever até dia 16 de maio, na página do SigProj. Há vagas para professor tutor, professor tutor presencial, professor especialista, membro de equipe multidisciplinar, coordenador de tutoria, coordenador de polo para atuar em até oito câmpus e Cidade Universitária, além de professor tutor e professor especialista para atuar em cursos de graduação tecnólogos a distância.

As contratações são em caráter temporário com validade de dois anos, e os interessados precisam ter habilidades com tecnologias digitais, residir em Mato Grosso do Sul, possuir 20 horas semanais para dedicação às atividades previstas no edital, e, caso sejam servidores da UFMS, precisam ter concluído os cursos de Formação em EaD e Formação em Tecnologia da Informação e Comunicação oferecidos pela Agência de Educação Digital e Distância (Agead), em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Além disso, existem pré-requisitos específicos de acordo com cada vaga.

“Não existe um quantitativo de vagas pré-definido. O edital é para atualização do cadastro de reserva que denominamos de ‘banco de talentos’. Profissionais cadastrados no banco de talentos ficam aptos a serem convocados para atuação de acordo com as demandas da Agência de Educação Digital e Distância”, explica o diretor  da Agead, Hercules da Costa Sandim.

Caso convocado, o candidato receberá uma bolsa mensal como fomento durante a vigência do edital.

A professora tutora do curso a distancia em Ciências dos Dados, Laís Santos de Souza, é uma das servidoras da UFMS que atualmente estão ativas no banco de talentos. Ela se dedica a acompanhar e auxiliar estudantes do curso.

“É preciso dedicar 20h semanais como tutora, sendo que deste tempo duas horas semanais são reservadas para dois encontros síncronos de 1h pelo Google Meet, que servem para os estudantes tirarem dúvidas. Também faço correções dos checkouts de presença e a mediação do fórum de discussão ao final de cada módulo das disciplinas, respondo dúvidas enviadas pelo fórum Fale Com a Tutoria e ainda monitoro o progresso dos alunos nas disciplinas, enviando um e-mail aos que estão atrasados de acordo com o cronograma, no intuito de incentivá-los a avançar e sanar possíveis dificuldades”, conta a professora.

Para Laís, a possibilidade de conciliar sua área de formação com o serviço público tem se mostrado positiva, e ela acredita que o banco de talentos é uma excelente oportunidade de atuação em uma área que tem crescido substancialmente. “Quando a UFMS cresce expandindo suas fronteiras, beneficia a todos os envolvidos, desde os alunos de todo o Brasil que podem fazer um curso a distância em uma universidade pública de qualidade, aos servidores novos que chegam para dar o suporte necessário à nova demanda, aos tutores e professores do banco de talentos que contribuem com sua formação para este projeto”, encerra a tutora.

A lista atualizada dos profissionais cadastrados no banco de talentos está disponível aqui, e quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail selecao.agead@ufms.br.

Todas as informações podem ser conferidas no edital:

SEI_UFMS-3984038-Edital

Texto: Agatha Espírito Santo