Entre os dias 4 e 14 de novembro, a Universidade promove a Semana Lixo Zero em todos os câmpus. A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre a gestão de resíduos, incentivar práticas sustentáveis e engajar a comunidade na redução do desperdício. Serão promovidas diversas atividades, como a coleta de lixo eletrônico, criação de hortas, coleta de tampinhas, plantio de árvores, palestras e exibição de filmes e documentários temáticos sobre sustentabilidade.
Cada câmpus definirá quais tipos de resíduos serão recolhidos entre recicláveis (papel, papelão, vidro, alumínio, plástico), óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas, baterias, medicamentos vencidos e eletrônicos (como pen-drives, monitores, teclados, celulares, entre outros), e organizará os pontos de entrega voluntária para facilitar o descarte responsável desses materiais e contribuir para o manejo adequado dos resíduos. Os locais de entrega voluntária de resíduos podem ser consultados aqui.
O diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, destaca a importância de ações como a Semana Lixo Zero UFMS para a formação de uma comunidade consciente e responsável. “As universidades têm o papel de formar cidadãos e profissionais com valores éticos e sustentáveis. Essas iniciativas demonstram, na prática, como cada pessoa pode contribuir para a preservação do meio ambiente, reforçando o papel da sociedade na construção de um futuro sustentável”, pontua. “Este é um momento de unir forças para construir uma UFMS mais sustentável e responsável”, complementa.
De acordo com a professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia e coordenadora do evento, Karina Righi, um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero, assim como da Universidade, é a adoção e implementação da agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. “A criação do projeto surge com o ideal de difundir a importância da boa gestão dos resíduos sólidos, principalmente pensando nos diferentes caminhos que o que muitos chamam de ‘lixo’ pode tomar antes ou ao invés de chegar ao aterro sanitário”, explica a docente.
A professora acredita que bons exemplos inspiram boas práticas e, ao conhecer pessoas e ações que resultam em mudanças positivas, muitos podem decidir fazer sua parte. “Plantando sementes por onde se passa, alguns frutos irão germinar e quem sabe podemos melhorar a situação ambiental”, enfatiza.
Semana Lixo Zero
A iniciativa teve início em 2019, na Cidade Universitária. Com a criação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável em 2021, a Semana Lixo Zero UFMS foi ampliada para todos os câmpus da Universidade e acompanha o calendário do Instituto Lixo Zero Brasil, com atividades realizadas anualmente na última semana de outubro ou na primeira semana de novembro. A programação completa dessa edição pode ser acessada aqui.
Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica