Semana de Desenvolvimento Profissional está com inscrições abertas

A 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional está com inscrições abertas para mais de 120 atividades, que serão realizadas na primeira semana de agosto, de 2 a 6, das 8h às 22h, em todos os câmpus. Incluído no calendário acadêmico e, a exemplo do ano passado, as atividades serão realizadas on-line com transmissões por meio de plataformas digitais.

Este ano o tema central é “A empatia e resiliência como pilares no desenvolvimento profissional” e vai envolver estudantes, egressos, servidores e comunidade externa. Sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Egressos (Sedep), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), a programação teve a colaboração de coordenadores do evento de todos os nove câmpus.

Segundo a assistente em administração da Sedep Marcela Elisa Bertin, o tema é oportuno para ser tratado neste momento. “Em tempos como o que estamos vivendo surgiu muito este assunto e como aplicar a resiliência e a empatia no mundo profissional”, diz.

Ela lembra que durante a semana os participantes terão a oportunidade de ter contato com profissionais da respectiva área de formação, contando com palestras, minicursos, workshops. A programação de cada câmpus está detalhada na página da Sedep. “Tivemos ótimos resultados no ano passado, muitos inscritos de toda a comunidade acadêmica e esperamos que este ano também tenhamos ótima aceitação da comunidade, pois a programação está maravilhosa relacionada ao mercado de trabalho, à vida profissional”.

Marcela Bertin destaca ainda o quanto o evento é importante para o aluno, que terá a oportunidade de estar em contato com profissionais. “Essa proximidade é importante neste momento até para desenhar, clarear um norte para o aluno que muitas vezes se pergunta qual caminho será trilhado após formar”.

Programação

A programação completa está disponível no link https://sedep.ufms.br/ . A  Cidade Universitária prevê diversas atividades como palestras nas áreas de jornalismo, zootecnia, engenharia, matemática, carreira de UX, como ser trainne e estagiário, além de como usar a empatia no trabalho, na vida pessoal e na ascensão profissional, entre outras.

“No novo normal todo mundo é calouro” é tema de uma das palestras do campus de Aquidauana, que também contará com a mesa-redonda “O poder de reinventar-se: desafios e adaptações em contexto profissional”.

O campus de Coxim traz debates sobre Professorar: narrativas do fazer após a formação acadêmica; Empreendimentos em enfermagem: uma nova perspectiva para o futuro da profissão; Vocações jurídicas: empatia e resiliência; Ensino remoto emergencial: um diálogo entre as instituições educacionais de Coxim e O mercado de trabalho em sistemas de informação.

Plano de carreira: exercendo o protagonismo; Desenvolvimento profissional, licenciatura em pedagogia e perspectivas de futuro; Experiências profissionais pós-graduação e Experiências e práticas em arquitetura e urbanismo sãos os debates programados pelo campus de Naviraí.

O campus de Nova Andradina programou debates sobre Empatia com clientes e colaboradores: o segredo do sucesso empresarial; Evolução da contabilidade ou do contador? Contador e a tecnologia; Engenharia de produção: diversidade de segmentos de atuação; Administração enxuta em startups e pequenas empresas e Como a autoridade e a presença digital pode alavancar e abrir novas portas no mercado de trabalho, entre outras.

“Ética e empregabilidade”; “Proatividade, motivação e resiliência”; “Saúde mental e trabalho remoto” e “Desenvolvimento sustentável – governança ambiental” serão os temas abordados na programação do campus do Pantanal. Já o campus de Paranaíba terá palestras sobre “Entrevista profissional de seleção: aspectos psicológicos”; “Terminei a graduação: e agora? Desafios para o administrador e Marketing digital e empreendedorismo.

Durante a semana também será discutido o tema “Os caminhos a percorrer da graduação à pós-graduação no Brasil”, programada pelo campus de Ponta Porã. Já em Três Lagoas estão previstos debates e palestras, a programação inicia com discussões sobre “Criptomoedas: desmistificando o conceito e notas práticas”; também estão previstas palestras sobre “Como fazer seu imposto de renda; “Como fazer comunicação profissional eficiente” e mesa-redonda: “Trabalho e emprego, distinções entre vínculo empregatício e trabalho autônomo”.

Eu Respeito

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Christiane Reis