Semana de Desenvolvimento Profissional tem programação voltada a mulheres empreendedoras

A 5ª edição da Semana de Desenvolvimento Profissional (Sedep) da UFMS segue hoje, 3, com palestras, minicursos e workshops on-line. Entre os temas a serem abordados estão orientações e dicas na elaboração de currículo, a postura e a imagem profissional, os desafios do futuro do trabalho e o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira e o que fazer se na vida e no trabalho as situações não dão certo, entre outros assuntos.

A programação pode ser acessada no site: sedep.ufms.br. As atividades são realizadas de forma remota e transmitidas via Youtube e Google Meet. Os interessados em participar podem realizar a inscrição neste link.

Sou Mulher UFMS

Neste segundo dia de evento terão início também as atividades do programa “Sou Mulher UFMS” dentro da Sedep com o tema “Mulheres Empreendedoras e inovadoras”. “É importante termos uma programação voltada especificamente para este tema uma vez que em um recorte no ano de 2021 na UFMS 61,5% dos estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) são mulheres, 54% dos estudantes de graduação são mulheres, 48% dos técnicos administrativos e 47% dos docentes são mulheres. As mulheres ocupam também 43% dos cargos de liderança na Instituição. Desta forma, podemos aprofundar o diálogo interno e com a sociedade, contribuindo para avançar com medidas que possam romper com as desigualdades”, apontou a presidente da comissão de assessoramento do Comitê de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas da Universidade, que coordena o programa “Sou Mulher UFMS”, Luciana Contrera.

As atividades do “Sou Mulher UFMS” na Sedep podem ser acessadas neste link. O programa reúne as políticas, práticas e ações direcionadas às mulheres da Instituição com o objetivo de facilitar o acesso e consolidar as informações que garantem direitos e deveres para o exercício da atividade plena das mulheres da UFMS. “Estudantes, servidoras e colaboradoras terceirizadas, todas as mulheres da Universidade são contempladas com as ações. O foco é a troca de experiências e a busca pelo aprimoramento das condições de trabalho e estudo, da permanência e do desenvolvimento de carreira das mulheres. O programa está alinhado ao ‘Se Cuide. Te amo. Uma ação do coração da UFMS durante a Covid-19’ e também comprometido com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 5, que trata de alcançarmos a igualdade de gênero e empoderarmos todas as mulheres e meninas. Temos um plano de ação estratégico com metas a serem alcançadas entre 2021 e 2024 e contamos com várias unidades da administração central e setoriais como responsáveis, então todos acabam participando das ações: estudantes, técnicos e docentes”, explicou Luciana Contrera.

Semana de Desenvolvimento Profissional

Mais de 120 atividades serão realizadas por todos os câmpus nestes cinco dias programação.

Ainda nesta terça-feira, 3, pela manhã Alexandre Ricardo Gewehr da Skill e da ABRH/MS dá orientações e dicas na elaboração de currículo e a partir das 10h30 o consultor do CIEE, Claudney Gotardo irá falar sobre a postura e a imagem profissional. À tarde a partir das 13h30 os desafios do futuro do trabalho e o desenvolvimento da adaptabilidade de carreira serão abordados por Caroine Queiroz e a partir das 16h Deyvid Michel Oliveira de Jesus do Senac irá ministrar a palestra “Viver e flopar. O que fazer se na vida e no trabalho as situações não dão certo, as ideias não progridem e a sensação de que as coisas não dão certo nos envolvem?”. À noite Lucas Fernandes da Nube irá falar sobre “Seu currículo, sua imagem”. Na programação também estão atividades organizadas pelos Institutos de Biociências, Matemática, Integrado de Saúde e Faculdades de Ciências Humanas, de Computação, de Medicina Veterinária e Zootecnia e de Direito. Clique aqui para conferir.

As palestras do Campus de Três Lagoas iniciam às 17h. Entre os assuntos abordados nas quatro atividades estão como fazer o imposto de renda, como fazer um fichamento, como fazer notificações em relações contratuais e o novo profissional encarregado da proteção de dados. O Campus de Paranaíba preparou uma palestra sobre marketing digital e empreendedorismo e o Campus do Pantanal sobre proatividade, motivação e resiliência. O Campus de Nova Andradina terá palestras voltadas à Engenharia de Produção e sobre a administração em startups e pequenas empresas e o Campus de Naviraí sobre o protagonismo no plano de carreira. O Campus de Coxim terá palestras sobre professorar:  narrativas do fazer após a formação acadêmica e sobre os empreendimentos em Enfermagem. A programação completa pode ser acessada neste link.

Texto: Ariane Comineti